A eletroacupuntura nada mais é do que a ação das agulhas da acupuntura potencializada por um equipamento que promove estímulos elétricos.
Essa técnica terapêutica parte dos mesmos conceitos da acupuntura, um método que surgiu há mais de 5 mil anos e consiste na inserção de agulhas em pontos de estímulo para melhorar sintomas de doenças e a saúde como um todo.
A diferença é que, nesta prática, são aplicados impulsos eletromagnéticos nas agulhas, criando uma pequena carga elétrica que potencializa o efeito do tratamento.
A eletroacupuntura possui efeitos:
- analgésicos;
- anti-inflamatórios;
- neuro-regulatórios;
- homeostáticos.
Além disso, tem a capacidade de prevenir determinados distúrbios, principalmente os musculares.
Neste artigo, explico a diferença entre acupuntura e eletroacupuntura, bem como os diferenciais desta última técnica, que é considerada uma das grandes contribuições da medicina chinesa.
Ouça este conteúdo:
Qual a diferença entre eletroacupuntura e acupuntura
A acupuntura é considerada a pioneira entre as técnicas da medicina chinesa e que abriu espaço para outras possibilidades surgirem.
Na prática, ela é muito parecida com a eletroacupuntura, visto que também utiliza agulhas para estimular pontos específicos do corpo. Entretanto, nesta última, as agulhas, geralmente dispostas em pares, são fixadas em um dispositivo que gera impulsos elétricos. Desta forma, a carga elétrica é transmitida de uma para outra, estimulando uma região maior do corpo e aumentando as chances de cura.
Como é feita a eletroacupuntura?
A eletroacupuntura é feita a partir da inserção de agulhas para estimulação de pontos específicos do corpo, como de costume na acupuntura. A diferença é que as agulhas inseridas são ligadas por um fio a um aparelho que libera estímulos elétricos controlados.
A quantidade de estímulos, bem como sua potência, é regulada de acordo com a necessidade do paciente. Ou seja, eles podem ser fracos ou intensos, regulares, contínuos ou intermitentes.
A técnica é indolor, mas durante a sessão terapêutica é comum que o paciente sinta uma sensação de formigamento. Entretanto, como esses sintomas são fruto dos estímulos elétricos, eles não persistem após o seu término.
Quais os efeitos da eletroacupuntura
A eletroacupuntura possui ação analgésica e anestésica, sendo muito utilizada em casos como espasmos musculares, dores de cabeça e cólicas.
Leia também: Dor no corpo todo e fraqueza, o que pode ser?
Como essa técnica ajuda a equilibrar as energias do corpo, ela auxilia na contenção de doenças de pele, como a acne, e respiratórias, como a asma. Ela ativa o sistema endocanabinóide, liberando os diversos tipos de endorfinas endógenas, ajudando a reduzir a pressão arterial, dor, inflamação, e reequilibrando o organismo.
A eletroacupuntura vem sendo muito utilizada para complementar o tratamento de obesidade. Ela não gera o emagrecimento em si, mas ajuda a eliminar a gordura localizada porque ativa o metabolismo, controla a ansiedade e mantém os órgãos equilibrados.
Além disso, no momento em que há o estímulo elétrico diretamente no tecido adiposo, ela oferece um efeito anti-inflamatório e vasodilatador. No caso, ativa a circulação e modifica a permeabilidade das células, reduzindo a retenção líquida e facilitando a eliminação de toxinas estocadas na região.
Leia também: Como funciona o Bemer, terapia que melhora a microvascularização
Outros distúrbios e sintomas que podem ser minimizados através da eletroacupuntura são:
- estresse;
- depressão;
- ansiedade;
- insônia;
- enxaqueca;
- TPM;
- alterações hormonais;
- impotência sexual;
- problemas reumáticos e
- traumas em geral.
Pacientes com doenças neurológicas também podem se beneficiar, assim como quem toma medicamentos para câncer e sofre de fortes náuseas.
Eletroacupuntura no tratamento da dor crônica
Diversos estudos mostram efeitos positivos da eletroacupuntura no tratamento da dor crônica. Um deles, realizado por Loy et al. em 1983, comparou a eletroacupuntura com a fisioterapia no tratamento da espondilose cervical. A conclusão foi que a eletroacupuntura proporcionou uma melhora da dor em 87%, em comparação com uma melhora de 54% nos pacientes que realizaram fisioterapia.
Outro estudo, realizado por Deluze et al., concluiu que a eletroacupuntura proporcionou a melhora de sete dos oito sintomas associados à fibromialgia, como dor e insônia.
Dessa forma, é possível diminuir o uso de medicamentos analgésicos no tratamento da dor crônica, assim como os efeitos colaterais provocados por esses medicamentos.
Eletroacupuntura no Campeche, em Florianópolis
Assim como ocorre na acupuntura, é fundamental que a eletroacupuntura seja realizada por um profissional habilitado e, preferencialmente, especializado em Acupuntura.
Os resultados podem ir além se for realizada em conjunto com a Medicina Funcional e Homeopatia, visando uma abordagem mais integrativa e reequilíbrio duradouro das disfunções físicas e emocionais.
Ficou interessada (o) nos benefícios da técnica e deseja realizar uma sessão de eletroacupuntura no Campeche, em Florianópolis? Agende sua consulta comigo. Será um prazer atender você!