5 dicas para controlar a ansiedade e o estresse em meio a pandemia do coronavírus

02/04/2020

Se você está sentindo a ansiedade e o estresse aumentarem diante das incertezas do momento atual, saiba que você não está sozinho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado em março deste ano reconhecendo que a pandemia do coronavírus está deixando a população mais ansiosa e estressada.

Ouça este conteúdo:

 

A ansiedade e o estresse são sentimentos naturais e até necessários em determinados momentos da nossa vida. No contexto em que estamos vivendo, uma dose de preocupação é considerada normal. O problema é quando esses sentimentos são potencializados e passam a impactar nossa saúde mental de maneira negativa. 

Com o cenário atual, muitos pacientes que não eram ansiosos estão passando a desenvolver sintomas preocupantes, e aqueles que já sofrem com o problema têm uma tendência de que os sintomas se agravem, ainda mais. A boa notícia é que com alguns hábitos e cuidados é possível amenizar os impactos da ansiedade e do estresse em sua rotina. 

Neste artigo, separei 5 dicas que vão te ajudar a manter a calma com mais facilidade e a lidar com seus sentimentos de maneira positiva. Confira!

1. Mude sua perspectiva

Em momentos como este, é comum que dúvidas e incertezas surjam o tempo todo em sua mente. Se você focar nesses pensamentos, é muito provável que os sintomas da ansiedade e do estresse se intensifiquem com mais frequência. Por mais que a situação pareça fora de controle, procure pensar no que pode ser controlado, ao invés de pensar no que não pode.

Você pode, por exemplo, optar por não ficar assistindo a muitos noticiários ou lendo notícias a respeito da situação. Mantenha-se informado, mas na medida certa. Em outros momentos, procure buscar inspirações positivas, seja através da leitura de livros, exercícios de relaxamento mental ou outras atividades que te deem prazer.

2. Considere praticar meditação e yoga

Se você já pratica meditação ou yoga, agora é a hora de intensificá-las ainda mais para controlar os sintomas da ansiedade. Essas atividades são um método natural para aliviar tensões que acumulamos diariamente, sejam físicas ou mentais. 

O trabalho respiratório da yoga e meditação ajuda a criar uma conexão entre o corpo e as emoções, aquietando nossos pensamentos e trazendo maior equilíbrio para nossa mente. Apenas alguns minutos de prática diária são suficientes para surtir efeitos positivos contra a ansiedade e o estresse.

3. Mantenha contato virtual com amigos e familiares

A Administração de Recursos e Serviços de Saúde dos Estados Unidos adverte que a solidão pode ser tão prejudicial à saúde quanto fumar 15 cigarros por dia. O sentimento de estar sozinho é um fator de risco para desencadear quadros de depressão, ansiedade, pressão alta e doenças cardíacas, além de afetar a capacidade de defesa do sistema imunológico.

Por mais que o isolamento social seja necessário, você ainda pode manter contato virtual com seus amigos e familiares. Procure manter conversas por vídeo, ao invés de só mensagens por aplicativos. Isso ajuda a criar uma sensação maior de aproximação. Também é válido acompanhar vídeos ao vivo de treinos, dicas e outras atividades que envolvam pessoas.

4. Estabeleça uma rotina

Nossa rotina foi completamente alterada pela pandemia do coronavírus. Mas você pode adaptá-la para que não sinta tanta diferença da sua rotina tradicional. Procure acordar, trabalhar, se alimentar e dormir sempre nos mesmos horários habituais que você mantinha anteriormente.

O ideal sempre é tentar manter o dia o mais organizado possível e sem grandes alterações. Se você não está conseguindo manter uma rotina produtiva, não há motivos para se preocupar. Com todas essas mudanças, é normal que você não consiga ser tão produtivo passando o dia em casa. Portanto, não se cobre tanto!

5. Alimente-se adequadamente

A alimentação é um hábito ainda mais importante, neste momento. Procure manter uma dieta equilibrada e rica em alimentos que contribuem para aumentar a imunidade. Fique atento, também, à sua hidratação: beber bastante água auxilia no fortalecimento da imunidade e traz benefícios para todo o corpo.

Como você vai passar mais tempo em casa, vale a pena se arriscar na cozinha e testar novas receitas. Em muitas pessoas, o hábito de cozinhar diminui os sintomas de ansiedade e depressão, e pode ser considerado até mesmo como uma terapia ocupacional. Por isso, não tenha medo de colocar a mão na massa!

Quer conferir mais dicas para manter a saúde em dia em tempos de coronavírus? Siga-me no Facebook e Instagram para ficar por dentro!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.