A homeopatia atua na saúde física, emocional e mental

05/09/2019

A homeopatia é uma especialidade médica que visa tratar a saúde física, emocional e mental do indivíduo para, assim, promover uma melhora na sua qualidade de vida.

Ouça este conteúdo:

 

Reconhecida no Brasil somente em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a homeopatia se diferencia das demais especialidades porque não trata somente os sintomas ou as doenças, mas sim o paciente.

 Por isso, realiza uma análise minuciosa da vida da pessoa, incluindo seus hábitos e histórico familiar, para descobrir a causa-raiz do problema e, assim, propor o melhor medicamento para minimizar suas queixas e devolver o seu equilíbrio corporal.

 Para fins comparativos, no tratamento convencional, se um paciente está com enxaqueca, ele toma remédio e a dor some – mas pode voltar. Na homeopatia, é feita uma investigação das causas e dos gatilhos que levam às crises. Assim, o tratamento é direcionado para a origem, de forma a diminuir ou mesmo bloquear novas ocorrências. 

Quais os princípios básicos da homeopatia 

A homeopatia tem como objetivo reequilibrar a energia vital da pessoa e elevar a sua imunidade para que seja possível obter a cura. Esta, inclusive, tem um significado diferente para os homeopatas.

 A cura não representa a ausência de doença, mas sim o restabelecimento da saúde física, emocional e mental – que, quando está em desequilíbrio, leva ao surgimento dos distúrbios.

 Existem três princípios que orientam a homeopatia:

 lei dos semelhantes: afirma que, a mesma substância que pode causar enfermidades em uma pessoa saudável, pode promover a cura de quem já está com a doença. É o mesmo sistema das vacinas, que inserem nas pessoas o vírus causador do problema em baixa dosagem para que o corpo desenvolva anticorpos para se tornar capaz de evitá-lo;

  1. experimentação no homem são: esse princípio orienta que, para obter as doses adequadas dos medicamentos para promover a cura, é preciso que ele seja testado em pessoas saudáveis;
  2. doses infinitesimais: como a homeopatia preza que a cura deve ocorrer de forma suave, indolor e duradoura e que o tratamento deve ser menos prejudicial que a própria doença, os medicamentos administrados são diluídos e dinamizados. Com isso, evita-se os efeitos colaterais e é possível obter melhora no quadro clínico como um todo, ou seja, na saúde física, emocional e mental.

Doenças que podem ser tratadas através da homeopatia

 De forma geral, é possível procurar a homeopatia para tratar qualquer tipo de problema físico ou emocional. Ela pode ser utilizada como método principal ou coadjuvante, visto que também tem a função de complementar determinados tratamentos.

 Mesmo quando não pode curar a doença em si, por ser mais grave ou crônica, essa especialidade ajuda a minimizar seus sintomas e, com isso, melhorar a qualidade de vida.

 Dentre as doenças físicas que podem ser tratadas com as práticas homeopáticas, destacam-se: 

  • asma;
  • rinite;
  • sinusite;
  • amigdalite de repetição;
  • distúrbios da tireoide.

De forma coadjuvante, também é possível melhorar os sintomas de pacientes portadores de diabetes, câncer e artrite reumatóide, entre outros. 

Já entre as desordens mentais que a homeopatia oferece resultados satisfatórios, estão:

  • ansiedade;
  • depressão;
  • pânico;
  • insônia;
  • dificuldade de concentração;
  • desânimo.

 Como não possui efeitos colaterais nem contraindicações, a homeopatia também pode ser recomendada para crianças. Na infância, pode minimizar sintomas como inquietude, agitação, medo e problemas comportamentais, em geral.

A homeopatia é uma excelente alternativa para manter a saúde física, emocional e mental sempre equilibrada. 

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? 

Envie suas perguntas para o meu e-mail para que eu possa respondê-las em um próximo artigo.

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.