Prática Ortomolecular

A prática ortomolecular tem a finalidade de diminuir e equilibrar os radicais livres do corpo humano por meio da suplementação de vitaminas e minerais, buscando uma reeducação alimentar com alimentos funcionais e uso de substâncias naturais. Neste sentido, se baseia no equilíbrio químico das funções vitais do corpo humano.

A prática ortomolecular se preocupa com a qualidade da alimentação, da composição nutricional dos alimentos, adequando a quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, fibras, minerais, aminoácidos e água.

Início e evolução da prática ortomolecular

Os estudos sobre prática ortomolecular datam das décadas de 40 e 50. Linus Pauling, um renomado bioquímico e cientista, foi o grande precursor da prática, ao propor uma abordagem sobre a importância de vitaminas e minerais para o equilíbrio do corpo humano.

Em 1968, Linus publicou introduziu o termo “ortomolecular” pela primeira vez, cujo prefixo “orto” tem origem grega e significa “correto”. Dessa forma, a prática ortomolecular poderia ser definida como a “medida certa de moléculas”.

A prática ortomolecular em Florianópolis e no Brasil, de maneira geral, é relativamente nova. A metodologia já ganhou muito adeptos, mas ainda tem se desenvolvido nos debates em congressos científicos.

Prática ortomolecular X Longevidade

O envelhecimento do corpo e o surgimento de várias patologias se devem, principalmente, ao excesso de radicais livres que destroem as células. O corpo saudável e equilibrado mantém os índices de radicais livres em equilíbrio.

A prática biomolecular – como também é conhecida – ajuda a evitar uma série de doenças, como o câncer, artrite, diabetes, doenças inflamatórias e degenerativas, pois elimina o excesso de radicais livres, toxinas e metais pesados, tornando o organismo com menos suscetível à inflamação.

Como resultado, a prática promove o correto equilíbrio no funcionamento do organismo e traz uma grande mudança na qualidade de vida do paciente, não somente física, mas também mental e emocional. Dessa forma, a prática ortomolecular, quando iniciada na fase adulta, aumenta as chances de proporcionar uma longevidade mais saudável e livre de doenças.

Prática ortomolecular X Emagrecimento

A conduta ortomolecular não tem como objetivo atuar no emagrecimento do paciente, mas sim restabelecer o equilíbrio em seu organismo e promover uma melhora em sua saúde. Em alguns casos, a prática pode ser aliada no tratamento para combater doenças que causam ganho de peso, como o hipotireoidismo.

É importante ressaltar que a dieta ortomolecular não restringe calorias ou grupos alimentares, mas prioriza a qualidade do alimento consumido, sendo fácil de ser seguida por qualquer paciente.

Exames e diagnóstico

Na prática ortomolecular, o paciente é visto como um todo. É realizado um diagnóstico clínico e solicitado também exames de sangue, fezes e urina para verificar o índice de inflamação existente no organismo do indivíduo.

Após essa verificação, o médico passará orientações a fim de atingir um equilíbrio dos nutrientes do corpo e poderá prescrever substâncias naturais, se houver necessidade. Além disso, é preciso corrigir outros fatores, como disbiose intestinal e hiperpermeabilidade intestinal(leaky gut). Um intestino doente e inflamado causa inúmeras patologias, por isso, a necessidade de equilibrar o mesmo.

Para quem é indicada?

Qualquer paciente que está em busca de promover uma melhora em sua saúde de maneira saudável pode se valer da prática ortomolecular, desde pacientes que querem um tratamento preventivo até aqueles que desejam um tratamento complementar para alguma patologia a ser tratada.

No entanto, é importante destacar que a medicina ortomolecular não é indicada como único meio para lidar com uma determinada condição de saúde. O tratamento não tem um período definido e pode ser realizado continuamente, até mesmo depois da cura da doença, como medida preventiva para manter o organismo em constante equilíbrio.

Por que realizar a prática ortomolecular em Florianópolis?

Costumo dizer aos meus pacientes de ortomolecular em Florianópolis que essa prática, além de sistêmica e integrativa, é também preventiva. Com a aplicação da estratégia ortomolecular, teremos pessoas mais saudáveis, com menos doenças como obesidade, câncer e diabetes. É preciso tirar a ‘ferrugem’ do corpo, com alimentação adequada e atividade física.

A Medicina Ortomolecular deve ser orientada de maneira individual, após a realização de exames e análise completa do histórico médico do paciente, incluindo seus vícios, hábitos alimentares, dentre muitos outros fatores. A ampla compreensão do histórico do paciente é fundamental para que a prática seja bem-sucedida.

Na minha prática, ela complementa as demais estratégias que utilizo na busca de uma saúde mais plena e duradoura. O ser humano é complexo, devendo ser abordado de forma mais integrativa e ampla para atingir um equilíbrio em todas as esferas, mental, emocional, física e espiritual.

Para oferecer atendimento de qualidade, realizei pós-graduação em Prática Ortomolecular e estou sempre em busca de novos conhecimentos na área para que a sua consulta e tratamento ortomolecular em Florianópolis melhore sua saúde física, mental e emocional, além de promover um envelhecimento saudável.

Quer saber como a prática ortomolecular em Florianópolis pode te ajudar? Entre em contato e agende uma consulta para avaliação individual.

Prática Ortomolecular

Entre em contato

Entre em contato para obter mais informações ou marcar a sua consulta