Medicamento Homeopático para dores crônicas

01/06/2022

A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) no Brasil desde 1980. Uma das principais ferramentas dessa abordagem é o medicamento homeopático, cujo objetivo é estimular o sistema imunológico do paciente e restaurar o seu equilíbrio energético.

Em todo o mundo, mais de 500 milhões de pessoas já utilizam a Homeopatia como forma terapêutica alternativa ou complementar para uma série de doenças, inclusive dor crônica.

Além de curativo, o medicamento homeopático possui caráter preventivo. Dessa forma, a consulta com um homeopata visa identificar e combater desequilíbrios antes que evoluam para uma doença se possível.

Neste artigo, explicamos qual é a formação do médico homeopata, o que é e como funciona o medicamento homeopático. Continue a leitura e confira.

O que é o médico homeopata

Para atuar como médico homeopata, o profissional deve, antes de tudo, se formar em Medicina. Depois, precisa realizar uma formação em Homeopatia, seja especialização ou residência médica. 

Por fim, o médico passa por uma prova para obter o título de especialista em Homeopatia da AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira).

De acordo com o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo), antes de ser homeopata, o médico tem que ser um bom clínico geral. Ou seja, utilizar “sua experiência em realizar um diagnóstico preciso, solicitar exames complementares e pareceres de outras especialidades, quando necessário”.

O homeopata, portanto, não utiliza somente o medicamento homeopático em sua prática médica. Quando necessário, ele consulta seus pares em especialidades diversas e discute abordagens terapêuticas para cada caso.

O que é medicamento homeopático

Existem cerca de três mil medicamentos homeopáticos diferentes. Todos eles são fabricados com substâncias extraídas da natureza — vegetais, minerais e animais.

O mecanismo de ação do medicamento homeopático é baseado em três princípios descritos pelo médico Samuel Hahnemann, criador da Homeopatia:

  • lei dos semelhantes: estabelece que uma doença pode ser tratada por uma substância que reproduz os mesmos sintomas da doença;
  • experimentação no homem sadio: orienta que as práticas homeopáticas devem ser testadas em pessoas saudáveis, e nunca em animais. Com isso, é possível encontrar os medicamentos que promovem a cura;
  • uso de doses infinitesimais: consiste na administração de substâncias ativas ultradiluídos em água e álcool. Essa técnica permite estimular propriedades latentes e, com isso, incentivar o corpo a curar a si mesmo.

Doenças que a Homeopatia ajuda a tratar

Como a Homeopatia visa reestabelecer o equilíbrio da energia vital, essa ciência pode ser usada para tratar inúmeras doenças físicas e emocionais. 

Entre as inúmeras doenças tratadas por essa especialidade:

  • fibromialgia;
  • enxaqueca;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • doenças autoimunes;
  • diabetes;
  • distúrbios do sistema nervoso;
  • doenças respiratórias
  • problemas metabólicos, como SOP e obesidade;
  • câncer.

Contudo, o foco do tratamento homeopático é sempre a pessoa, e não a doença. Na Homeopatia, pacientes com o mesmo diagnóstico poderão receber medicamentos homeopáticos diferentes. Cada pessoa tem uma percepção individual e única.

Uso do medicamento homeopático para dor crônica

A Homeopatia é uma abordagem eficaz e livre de efeito colaterais para o tratamento de dor crônica. Ou seja, dores persistentes que duram, no mínimo, 30 dias consecutivos e podem se prolongar por até 3 meses. 

 

Quadros de dor crônica tem como causa inflamação ou disfunções em várias partes do corpo. 

Mas, ao invés de encaixar o paciente em uma “caixinha” rotulada com o nome da doença, o médico homeopata vê cada pessoa como única

A partir de uma análise individualizada e da identificação do desequilíbrio que causa a dor, o médico homeopata pode prescrever o tratamento ideal para cada paciente. 

Ele pode incluir, além do medicamento homeopático, mudanças no estilo de vida e práticas complementares. As que eu aplico no meu consultório, no Campeche, em Florianópolis, são a Acupuntura, Prática Ortomolecular e a Terapia Bemer.

 

Homeopatia no Campeche, em Florianópolis

Se você ficou interessada(o) em conhecer mais sobre a Homeopatia, agende a sua consulta.

Tire suas dúvidas em Homeopatia no Campeche, em Florianópolis (SC). Basta enviar uma mensagem no WhatsApp.

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.