Homeopatia para fibromialgia: saiba como funciona o tratamento

20/05/2021

A fibromialgia é uma doença crônica que atinge, principalmente, mulheres acima dos 30 anos de idade. Apesar de não ter cura ou conhecimento exato sobre suas causas, a homeopatia para fibromialgia pode ser um excelente tratamento para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Muitos pacientes que sofrem com a doença ainda buscam tratamentos na medicina tradicional, mas os possíveis eventos adversos dos medicamentos alopáticos têm apontado para formas de tratamentos alternativos e complementares para lidar com os sintomas.

A homeopatia para fibromialgia é um dos tratamentos que podem te ajudar a lidar com a doença e promover uma melhora na sua saúde física, mental e emocional. Continue a leitura e saiba mais!

Fibromialgia X Qualidade de vida
Mesmo que não haja consenso sobre as causas da fibromialgia, a comunidade científica aponta que a doença pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou infecções severas.

A doença afeta sobretudo, o sistema musculoesquelético. O mais comum é que o quadro comece com uma dor crônica localizada e, com o passar do tempo, progrida de forma difusa por todo o corpo. Geralmente, a dor surge no final do dia, mas o sintoma pode aparecer a qualquer momento.

Além das dores crônicas, a fibromialgia também pode ser acompanhada de fadiga e alterações no sono, na memória e no humor. Devido a esses sintomas, o paciente ainda pode desenvolver ansiedade, depressão e outros transtornos de ordem emocional.

Por isso, mesmo que não haja cura, o mais recomendado é buscar ajuda especializada para reduzir os sintomas e permitir que o paciente tenha sua rotina minimamente afetada pelos efeitos da doença.

Homeopatia para fibromialgia: como o tratamento homeopático pode ajudar?
A fibromialgia pode se apresentar de várias maneiras, com diferentes intensidades, localização das dores e sintomas característicos. Cada paciente que sofre com a doença tem a sua própria história, com fatores físicos, mentais e emocionais que contribuíram para desencadear o quadro.

A maneira de lidar com a doença também pode variar de paciente para paciente, afinal cada ser humano age de uma forma, com base em seus valores pessoais. Nesse sentido, a homeopatia para fibromialgia permite um tratamento individualizado, visando atender às necessidades específicas de cada paciente.

Na homeopatia, o tratamento das doenças é realizado com medicamentos preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal e animal. Os medicamentos homeopáticos atuam na estimulação do sistema imunológico do paciente, visando restaurar o seu equilíbrio energético.

Com o tratamento homeopático, o medicamento é determinado de acordo com os sintomas ou características do paciente como um todo. Ou seja, não existe um medicamento específico – como acontece na medicina tradicional – para tratar todos os pacientes que sofrem com a doença.

É importante ressaltar que a homeopatia não trata exclusivamente da doença. O tratamento também procura abranger aspectos mentais e emocionais que, normalmente, estão relacionados à doença. Dessa forma, o tratamento contribui para melhorar a qualidade do sono, restabelecer o equilíbrio emocional, recuperar o bem-estar, dentre outros benefícios.

Pesquisa comprova benefícios da homeopatia para o tratamento da fibromialgia
Um estudo realizado com o objetivo de avaliar a eficácia da homeopatia clássica individualizada no tratamento da fibromialgia mostrou que os participantes do tratamento ativo apresentaram melhorias significativamente maiores na contagem de pontos dolorosos e dor nos pontos dolorosos, qualidade de vida, saúde global e uma tendência para menos depressão em comparação com aqueles que receberam placebo.

Além disso, uma revisão abrangente que reuniu 10 relatos de caso, 3 estudos observacionais, 1 não randomizado e 4 ensaios clínicos randomizados sobre homeopatia para fibromialgia comprovou os efeitos positivos do tratamento homeopático para minimizar os sintomas da doença. Contudo, vale ressaltar que quaisquer conclusões baseadas nos resultados da revisão devem ser consideradas preliminares.

A importância do tratamento multidisciplinar
A homeopatia para fibromialgia pode ser uma grande aliada no tratamento da doença, mas é importante que o paciente realize um tratamento multidisciplinar para obter resultados mais satisfatórios. Muitas vezes, é recomendado associar o uso de medicamentos homeopáticos com medicamentos convencionais.

O tratamento não farmacológico, realizado por meio da prática de exercícios aeróbicos ou musculoesqueléticos, também pode ser recomendado, dependendo das condições e necessidades de cada paciente.

Dessa forma, o paciente passa a ser tratado de maneira integrativa e tem mais chances de apresentar melhores resultados na supressão dos sintomas e em sua saúde mental e emocional. Por isso, é importante aliar tratamentos complementares para promover a saúde e qualidade de vida do paciente, e não apenas amenizar a doença.

A definição do tratamento deve ser realizada em discussão com o paciente, de acordo com a intensidade da sua dor, faixa etária e seus valores pessoais, sociais e culturais. Assim, é possível garantir um tratamento individualizado e eficaz.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e envie sua pergunta. Será um prazer lhe ajudar!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.