Por que consultar um médico funcional?

15/09/2021

Você já deve ter se consultado, ou ao menos conhecer, alguns profissionais médicos que atuam como cardiologistas, endocrinologistas, nutricionistas, dentre tantos outros, mas já ouviu falar no médico funcional?

Esse especialista pode te ajudar a cuidar da sua saúde e bem-estar a partir de uma abordagem mais completa, individualizada e menos intervencionista. Continue a leitura e saiba mais!

Entendendo a Medicina Funcional

A Medicina Funcional, também chamada de Medicina Integrativa, é uma especialidade que, como o próprio nome diz, busca a integração do paciente, ou seja, uma visão holística e completa sobre o indivíduo. Assim, essa especialidade médica entende que corpo, mente e espírito estão interligados e que influenciam diretamente a saúde do paciente.

Para a Medicina Funcional, doenças e complicações de saúde são resultados de desequilíbrios que ocorrem em um ou mais sistemas do nosso organismo. Para restabelecer o equilíbrio, o principal objetivo da Medicina Funcional é promover a saúde e o bem-estar a partir da identificação e combate às causas das doenças.

7 motivos para se consultar com um médico funcional

Com especializações próprias para atuar na área de Medicina Integrativa, o médico funcional pode ser um grande aliado na busca por sua saúde física, mental e emocional. Conheça os principais motivos para buscar um profissional!

Investigação completa

A Medicina Funcional entende que  cada ser humano é único e responde ao meio externo e interno de forma individual e particular. Por isso, o médico funcional realiza uma análise completa sobre o histórico de vida do paciente, buscando entender seu estilo de vida, alimentação, qualidade do sono, crenças, emoções, predisposição genética e outros fatores que impactam na sua saúde e qualidade de vida. Com isso, é possível propor tratamentos personalizados e eficientes para cada paciente.

Identificação da raiz do problema

Diferente da medicina tradicional, que atua com foco no tratamento de doenças e supressão de seus sintomas, o médico funcional, por meio da investigação completa, procura identificar a raiz do problema e, assim, encontrar a melhor solução para combater a causa que está ocasionando aquela enfermidade. Assim, o médico funcional propõe uma abordagem mais completa e individualizada para restabelecer o equilíbrio entre a saúde física, mental e espiritual.

Ausência de efeitos colaterais e malefícios ao organismo

Os tratamentos propostos pelo médico funcional englobam o uso de vitaminas e minerais, medicamentos homeopáticos, dietas terapêuticas, programas de desintoxicação e outras técnicas que não causam nenhum efeito colateral, intoxicação ou outros malefícios ao organismo. Já na medicina convencional, os medicamentos alopáticos, ao mesmo tempo, em que curam podem trazer malefícios à saúde do paciente.

Caráter preventivo

A Medicina Funcional não atua somente na cura de enfermidades. Ao realizar uma investigação completa sobre a vida do paciente, o médico funcional pode propor diferentes abordagens ao paciente, visando a qualidade de vida e uma longevidade saudável. Ou seja, você não precisa recorrer a este profissional apenas na presença de uma enfermidade, mas como alternativa à prevenção de doenças crônicas e outras possíveis complicações.

Paciente como ator central

Além de adotar uma visão humanizada e individualizada, a Medicina Funcional também entende que o paciente tem uma responsabilidade individual e deve atuar como ator principal na promoção de sua saúde. Dessa forma, ele deixa de receber passivamente o tratamento para entender e participar ativamente no cuidado com sua própria saúde.

Adoção de um estilo de vida saudável

A busca por um novo estilo de vida sempre é uma das principais orientações propostas pelo médico funcional. Nesse sentido, o profissional orienta individualmente cada paciente sobre a adoção de novos hábitos alimentares saudáveis, prática de exercícios para o corpo e para a mente, além de comportamentos ou hábitos nocivos.

Abordagem interdisciplinar

Com uma abordagem interdisciplinar, o paciente pode promover o processo de autoconhecimento e desenvolvimento. Isso contribui para a busca do envelhecimento com mais qualidade de vida, baseado nos melhores hábitos e práticas para cada paciente.

Quer saber mais sobre os benefícios da Medicina Funcional para sua saúde e qualidade de vida. Agende uma consulta para avaliação individual em Florianópolis!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.