Apesar de ser reconhecida como especialidade médica desde 1980 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a Homeopatia ainda desperta muitos questionamentos sobre a sua eficácia e funcionamento.
Muitos ainda não confiam no tratamento homeopático e buscam somente a medicina convencional (alopática) como forma de tratar doenças e melhorar a saúde.
Isso se deve, em parte, a um desconhecimento sobre a especialidade e à disseminação de informações falsas na internet.
Ouça este conteúdo:
Para acabar com as principais dúvidas a respeito do tratamento homeopático, reuni alguns mitos e verdade sobre o tema e explico melhor cada um deles. Confira!
Afinal, o que é Homeopatia?
A Homeopatia é uma especialidade médica que visa tratar a saúde física, mental e emocional de cada paciente de maneira individualizada. Diferente da abordagem da medicina convencional, que busca suprimir os sintomas, o tratamento homeopático atua nas causas do problema. Assim, busca identificar e tratar os fatores que estão provocando alterações no organismo.
Para a Homeopatia, a doença é um desequilíbrio da energia vital. Essa desarmonia se manifesta inicialmente através dos sintomas físicos e emocionais. Quando não são tratados, esses sintomas evoluem para as doenças.
Além disso, a Homeopatia entende que a cura não é somente alcançar a ausência de doenças, mas sim o reestabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional.
Mitos e verdade sobre Homeopatia
Abaixo, você confere os principais mitos e verdade sobre a homeopatia.
A Homeopatia consiste no uso de plantas medicinais
Mito. O uso de plantas medicinais (ou Fitoterapia) tem, na verdade, princípios alopáticos.
A Homeopatia usa substâncias vegetais, mas também minerais e animais. E, para ser considerado um medicamento homeopático ele deve atender aos princípios da Homeopatia:
- lei dos semelhantes;
- experimentação no homem sadio;
- uso de doses infinitesimais.
A Homeopatia trata somente sintomas e doenças
Mito. O grande objetivo da Homeopatia é tratar o paciente e promover uma melhora em sua qualidade de vida por meio de tratamentos preventivos e curativos que visam tratar e também evitar o aparecimento de doenças no futuro.
Para isso, o profissional que atua na área realiza uma análise completa da vida de cada paciente.
Na consulta com o médico homeopata, ele busca compreender diversos fatores – como hábitos alimentares, genética, traumas de infância, questões emocionais, etc. Após essa etapa, o profissional prescreve o melhor tratamento para restabelecer o equilíbrio físico e mental e promover uma melhora geral em seu quadro de saúde.
A Homeopatia pode ser utilizada como único tratamento
Verdade. A Homeopatia é uma importante aliada no tratamento preventivo, identificando e atuando em causas e fatores que podem desencadear uma doença no futuro.
Se o tratamento iniciar antes da manifestação clínica da doença, o tratamento homeopático pode promover uma maior qualidade de vida e melhorar a saúde do paciente, dispensando o tratamento alopático.
Contudo, quando a doença já se manifestou, pode haver a necessidade de associar a homeopatia à outros recursos terapêuticos.
Nas doenças crônicas, o tratamento em conjunto permite que o paciente melhore e estabilize seu quadro mais rápido. Isso permite, a longo prazo, a diminuição do uso de medicamentos alopáticos e até a suspensão dos mesmos, sempre com acompanhamento e orientação médica.
A Homeopatia cura qualquer doença
Mito. Existem situações que exigem a atuação de outras especialidades, como cirurgias e tratamentos oncológicos. A Homeopatia pode entrar como tratamento complementar, mas não conseguirá curar o problema.
Isso, no entanto, não desqualifica a Homeopatia como prática médica. Toda e qualquer especialidade médica tem seus limites. Por isso, no caso de doenças crônicas e graves, é importante a atuação de uma equipe multidisciplinar.
A Homeopatia não causa efeitos colaterais
Parcialmente verdade. Diferente dos medicamentos alopáticos, o tratamento homeopático – desde que realizado corretamente – não causa efeitos colaterais no paciente. O que pode acontecer é uma potencialização dos sintomas, uma vez que a especialidade atua com o princípio dos semelhantes.
Em alguns casos, os sintomas provocados pelo remédio se somam com os sintomas do paciente e pode haver o que chamamos de agravação.
Além disso, quando o medicamento homeopático não é prescrito corretamente, pode ocorrer o aprofundamento da doença ou ainda levar o paciente a desenvolver outros problemas de saúde.
A Homeopatia pode ser indicada para pacientes de qualquer faixa etária
Verdade. Com orientação médica adequada, o tratamento homeopático pode ser utilizado para pacientes de qualquer faixa etária e para tratar diferentes tipos de problema.
Em crianças, a homeopatia pode minimizar sintomas comportamentais, como medo, irritação, hiperatividade, etc.
Em pacientes adultos e idosos, o tratamento pode ser empregado como método preventivo e complementar para tratar diversas doenças, inclusive crônicas. Mas vale ressaltar que as técnicas e medicamentos homeopáticos sempre devem ser prescritos por um especialista.
A Homeopatia pode ser considerada como medicina preventiva
Verdade. O principal foco da Homeopatia é atuar na prevenção de doenças que o paciente possa desenvolver ao longo da vida. A especialidade permite identificar fatores que possam resultar no aparecimento dessas doenças e combater as causas antes mesmo da doença se manifestar.
Diferente da medicina tradicional, o foco do tratamento homeopático não é combater apenas os sintomas, mas buscar a raiz do problema para restabelecer o bem-estar físico e mental do paciente. E, assim, evitar o aparecimento de doenças provocados pelo desequilíbrio do organismo.
Não é preciso receita médica para comprar medicamentos homeopáticos
Mito. Por ser reconhecida como especialidade médica, a Homeopatia exige receita médica para a compra de medicamentos. Além disso, a prescrição deve ser feita por um profissional, considerando as características e necessidades individuais de cada paciente para prescrever o medicamento adequado.
Caso o paciente compre um medicamento homeopático por conta própria, pode não ocorrer o efeito desejado e ainda aumentar o risco de potencialização dos sintomas.
A homeopatia é eficiente para tratar doenças crônicas
Verdade. Pessoas com doenças autoimunes, câncer, diabetes, hipertensão e asma, por exemplo, se beneficiam muito do tratamento homeopático. Isso porque a Homeopatia ajuda a aumentar a resistência do organismo.
Mas é importante lembrar que nem sempre a Homeopatia atuará sozinha nesses casos – principalmente quando a doença já está avançada.
Sempre converse com um médico de confiança para avaliar se há necessidade, ou não, de medicamentos alopáticos para complementar o tratamento.
Médicos homeopatas não receitam medicamentos alopáticos
Mito. Homeopatia e Alopatia andam juntas. Como o médico homeopata é, afinal, um médico, ele pode receitar remédios convencionais também.
Na maior parte dos casos, o uso de medicamentos alopáticos não é descartado. Muito pelo contrário: em grande parte dos casos, o tratamento homeopático atua de forma complementar ao tratamento tradicional.
Enquanto a Alopatia atua tratando os sintomas, a Homeopatia entra ajudando a recuperar o equilíbrio e a saúde como um todo.
Quer saber mais sobre Homeopatia? Não deixe de me seguir no Facebook e Instagram para acompanhar minhas novidades, dicas de saúde e conteúdo exclusivos.
E, se precisar de uma consulta em Homeopatia no Campeche, em Florianópolis (SC), estou à disposição.