Medicina preventiva em Florianópolis

11/02/2022

O brasileiro está vivendo mais. Isso é uma ótima notícia! De acordo com o IBGE, a nossa estimativa de vida já passa dos 72 anos para homens e quase 80 para as mulheres. Mas não basta viver muito, é preciso viver bem. Daí, a importância de buscar pela medicina preventiva.

Pensando nisso, preparei um material para esclarecer as principais dúvidas sobre a importância da prevenção de doenças, quando procurar esse cuidado e como recorrer à medicina preventiva em Florianópolis e região. Siga comigo para saber mais sobre esse tema.

O que é a medicina preventiva?

Conceitualmente, a medicina preventiva está amparada em definições da medicina convencional e se baseia em 3 vertentes: a educação para a saúde, prevenção de doenças e proteção da saúde. Todas elas, se bem observadas, são distinções da mesma prática. Por essa razão, a medicina funcional prefere abordar a prevenção sob um ponto de vista mais sistêmico.

Neste sentido, costumo destacar que os princípios da Medicina Funcional são pautados em técnicas e métodos preventivos. Essa abordagem entende a saúde não apenas como a ausência de doenças e foca a atuação no combate às causas capazes de quebrar o equilíbrio físico e mental do paciente.

Quais os benefícios da medicina preventiva?

Os benefícios da medicina preventiva são, em geral, o bem-estar e a qualidade de vida proporcionados por um organismo equilibrado e protegido de doenças. Em termos práticos, adotar a medicina preventiva pode promover:

  • Aumento da qualidade de vida: com cuidados preventivos, até mesmo aqueles pacientes com doenças crônicas podem ter uma vida mais ativa e feliz. Isso vale também para pessoas que já chegaram à melhor idade;
  • Mais disposição e produtividade: o corpo em equilíbrio e saudável está sempre pronto para os desafios do dia. Com sistema imunológico fortalecido e metabolismo regulado, as pessoas tendem a ser mais produtivas seja na vida pessoal quanto na profissional;
  • Menos ansiedade e estresse: muitas pessoas vivem atormentadas pelo receio de adoecer. Ao adotar uma prática de medicina preventiva, essa apreensão é substituída pelas medidas preventivas e mandam a ansiedade para longe;
  • Prevenção de doenças graves: pessoas com predisposição genética — ou expostas a fatores de risco para doenças crônicas mais graves — podem encontrar, na medicina preventiva, um apoio para adotar um estilo de vida capaz de atenuar os riscos de adoecer.

Medicina convencional vs medicina alternativa: entenda as diferenças

Quando procurar pela medicina preventiva?

Não existe uma condição ou uma fase da vida em que seja mais indicado procurar pela medicina preventiva. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode começar a se consultar com um profissional que favoreça essa abordagem médica.

Diferentemente da medicina convencional, que se ocupa do tratamento e controle de doenças já estabelecidas, as terapias preventivas olham para o paciente de forma integrada. Assim, é possível agir antes da manifestação da doença, sobretudo pela mudança de hábitos e comportamentos.

Portanto, se você sente que sempre está lutando contra os sintomas de doenças, pode ser a hora de buscar um médico funcional, que o ajude a combater as causas, por uma vida saudável e longeva.

Alguns dos sinais de que a medicina preventiva pode ser a melhor alternativa são:

  • infecções de repetição;
  • fadiga em excesso, sem razão aparente;
  • excesso de estresse e crises de ansiedade;
  • problemas com o sono;
  • histórico familiar de doenças crônicas;
  • dores constantes.
💡

Para empresas, operadoras e autoridades de saúde, incentivar a medicina preventiva é uma medida que representa mais contentamento e qualidade dos serviços, mas, sobretudo, uma redução nos gastos com controle e tratamento de doenças, na medida que essa prática reduz a incidência de problemas agudos e crônicos.

Como recorrer à medicina preventiva em Florianópolis?

Adotar a medicina preventiva requer uma mudança de mentalidade, especialmente para pessoas que estão fortemente condicionadas à medicina convencional. O ideal é procurar por um profissional que tenha o foco no paciente como protagonista do processo.

No meu caso, costumo combinar técnicas e terapias integrativas, como a acupuntura, a homeopatia e a prática ortomolecular. Assim, busco promover um cuidado sistêmico de todas as esferas de cada paciente, cuidando da saúde física, mental e espiritual.

Portanto, se você busca por um profissional de medicina preventiva em Florianópolis e região, pode contar comigo. Estou à sua disposição para conversarmos sobre as possibilidades de cuidados terapêuticos por uma melhor qualidade de vida. Agende sua consulta e vamos, juntos, encontrar o processo preventivo mais adequado para suas condições de saúde e expectativas.

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.