Acupuntura
O que é acupuntura?
A acupuntura é um método terapêutico antigo, utilizado há, aproximadamente, 5 mil anos no oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coreia e Vietnã. A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar.
A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
Para quem é indicada?
A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de promover imunidade e agir na reabilitação de sequelas. Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras ações. Esses efeitos ocorrem em conjunto ou isoladamente, dependendo das técnicas selecionadas.
A acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, controla a compulsão alimentar. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, sem a necessidade do uso de drogas para reduzir o apetite. Esta é uma das grandes vantagens: age sem causar efeitos colaterais ou dependência química provocada pelos moderadores de apetite.
São efeitos adicionais da acupuntura: melhora do sono, redução da irritabilidade e melhora dos sintomas causados pela obesidade, tais como dor na coluna, joelhos e pés, o que motiva a realização de exercícios físicos.
Em casos de dor, espasmo e rigidez musculares, dor de cabeça, doenças psicossomáticas, ansiedade, estresse, depressão leve e outras que não apresentam alteração orgânica grave, normalmente a técnica apresenta bons resultados.
Tais efeitos podem não ser suficientes em casos de doenças mais graves e crônicas, sendo necessário complementar com outras terapias. Neste momento, recorremos aos recursos valiosos da Biopuntura, Homeopatia e Medicina Preventiva, visando a otimização dos resultados esperados.
As diferentes técnicas de acupuntura
A acupuntura pode ser realizada com diferentes técnicas, dependendo da orientação médica após entender a necessidade de cada paciente. Conheça as técnicas mais utilizadas:
Agulhamento seco
Considerada uma técnica recente, desenvolvida na década de 1940, o agulhamento seco, ou agulhamento neurofuncional como também é chamado, consiste em um tratamento feito com o objetivo de atingir diretamente os músculos disfuncionais para restabelecer seu tônus fisiológico.
O agulhamento seco utiliza as mesmas agulhas empregadas na acupuntura tradicional para desativar pontos-gatilho, ou pontos dolorosos, nas bandas miofasciais com contratura, com o objetivo de promover relaxamento muscular.
Essa abordagem, portanto, é indicada para aliviar dores e outros sintomas músculo-esqueléticos, agindo diretamente no ponto da dor, no caso da tensão muscular ou quando há um deficit de movimento. O procedimento dura poucos minutos e os resultados são praticamente instantâneos.
Eletroneuroestimulação
A eletroneuroestimulação, ou eletroacupuntura, utiliza-se de estímulos elétricos suaves e de baixa intensidade aplicados sobre zonas neuro reativas do corpo para aliviar as dores naquela região.
Isso ocorre porque os estímulos elétricos promovem a aceleração na liberação de peptídeos opiáceos que, quando chegam ao sistema nervoso central, interagem com receptores na indução de um efeito capaz de acalmar as dores mais intensas. Em outras palavras, a eletroneuroestimulação ativa o sistema supressor da dor, resultando no alívio imediato da dor aguda ou crônica.
Diferente da acupuntura, essa abordagem não utiliza agulhas para promover o alívio da dor. A estimulação é feita por meio de aparelhos, sendo que a intensidade dos estímulos é regulada de acordo com a sensibilidade individual do paciente, o que torna o procedimento suave e indolor.
Essa técnica de acupuntura é muito indicada no tratamento de Síndromes Dolorosas Miofasciais, isto é, com presença de dor regional que acometem apenas um membro ou uma parte do corpo.
Biopuntura
A biopuntura consiste na injeção de medicamentos homeopáticos (derivados de produtos naturais) para estimular a capacidade inata de cura do sistema imunológico. As doses injetadas ativam mecanismos de cura já existentes no organismo e, assim, promovem reações para recuperar sua capacidade de cura natural.
Os medicamentos homeopáticos são injetados por meio de agulhas muito finas, resultando em um procedimento rápido e praticamente indolor. As principais indicações da biopuntura são para o tratamento de dores e inflamações, sendo muito recomendada para combater dor de garganta, dor nas costas e ombros, lesões esportivas e problemas respiratórios.
Essa técnica de acupuntura apresenta grandes vantagens sobre os medicamentos utilizados na medicina convencional, uma vez que estes atuam suprimindo os sintomas imediatamente, mas não tem capacidade de cura como a biopuntura.
Qual a duração do tratamento?
Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contra-indicada. A duração do tratamento varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença.
Em geral, prescreve-se de uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados.
A acupuntura não é uma panacéia ou uma terapia mágica. Como qualquer outro tipo de tratamento, clínico ou cirúrgico, ela pode proporcionar resultados bons, regulares ou ruins. É necessário considerar que as doenças variam quanto à gravidade e à cronicidade e, assim sendo, as respostas ao tratamento também podem ser diferentes.
Quanto custa uma sessão de acupuntura no Campeche?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não permite a divulgação de valores de consultas e tratamento no ambiente digital. Minhas sessões de acupuntura no Campeche possuem diferentes valores, que variam de acordo com a técnica, número de sessões e necessidades individuais de cada paciente.
Quer realizar sua sessão de acupuntura no Campeche? Agende sua consulta e venha conhecer melhor os benefícios da acupuntura para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contra-indicada. A duração do tratamento varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, prescreve-se uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor freqüência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados. A acupuntura não é uma panacéia ou uma terapia mágica. Como qualquer outro tipo de tratamento, clínico ou cirúrgico, ela pode proporcionar resultados bons, regulares ou ruins. É necessário considerar que as doenças variam quanto à gravidade e à cronicidade e, assim sendo, as respostas ao tratamento também podem ser diferentes.
Entre em contato
Entre em contato para obter mais informações ou marcar a sua consulta