Eletroneuroestimulação

A eletroneuroestimulação ou eletroacupuntura consiste na aplicação de estímulos elétricos suaves e de baixa frequência sobre zonas do corpo que apresentam dores, incômodos e tensões. A intensidade do estímulo é regulada de acordo com a sensibilidade individual do paciente, o que torna o procedimento suave e indolor.

Um dos mecanismos mais importantes da analgesia ocasionada pela eletroacupuntura é a aceleração na liberação de compostos químicos que, quando chegam ao sistema nervoso central, interagem com receptores na indução de um efeito capaz de acalmar as dores mais intensas. É por isso que a eletroacupuntura pode ser muito mais eficaz no alívio da dor, já que ativa o sistema supressor da mesma.

Como a eletroneuroestimulação funciona?

A estimulação repetida das terminações nervosas, seja em pontos superficiais ou profundos do corpo, atua nas vias dolorosas segmentares e supra–segmentares e promove o alívio, muitas vezes, imediato da dor, sendo capaz de aliviar tanto a dor aguda quanto a crônica. Além disso, a repetição do procedimento é muito importante, pois promove melhores resultados.

O tratamento pode ser realizado através de eletrodos descartáveis fixados na pele ou com estímulos elétricos aplicados em agulhas semelhantes às utilizadas na acupuntura tradicional. Geralmente, o paciente sente uma leve sensação de formigamento ou um pequeno choque durante a realização do procedimento, mas são bastante toleráveis e não persistem após o término da sessão.

Eletroacupuntura X Acupuntura

A seleção dos pontos da eletroacupuntura é similar à da acupuntura. A diferença entre elas consiste no fato de que a eletroacupuntura utiliza somente duas agulhas e poucos pontos, geralmente os pontos principais e sempre é necessário dois pontos para ligar eletrodos positivos e negativos.

Além desta diferença, a eletroacupuntura tem vantagens em relação ao uso isolado de agulhas. Como a estimulação é feita por meio de aparelhos, o terapeuta não precisa manipular as agulhas ou inseri-las com total precisão em pontos específicos como deve ser feito na acupuntura.

Isso ocorre porque a corrente transmitida através da agulha é capaz de atingir uma maior área do corpo em comparação com o tratamento isolado da agulha. Além disso, a quantidade e a qualidade do estímulo podem ser reguladas de maneira mais precisa, ajustando a amplitude e a frequência da corrente que está sendo aplicada no paciente.

Por fim, como a eletroacupuntura também pode ser realizada com o uso de eletrodos, o procedimento oferece maior sensação de segurança e relaxamento para pacientes com receio de agulhas ou que sofrem com alguma condição que não permite a inserção de agulhas no corpo.

As duas técnicas também podem ser utilizadas em conjunto, uma vez que a eletroneuroestimulação potencializa e prolonga os efeitos da acupuntura, principalmente no tratamento da dor.

Quais as indicações do tratamento?

A eletroacupuntura possui as mesmas indicações que a acupuntura, mas apresenta excelentes resultados nas Síndromes Dolorosas Miofasciais, ou seja, síndromes caracterizadas pela presença de dor regional que acometem apenas um membro ou uma parte do corpo.

A técnica baseada na sabedoria milenar oriental também tem sido usada com excelentes resultados para tratar doenças de pele, como a acne; doenças respiratórias, como asma; traumatismos em tendões, músculos, nervos e cartilagens, distúrbios neurovegetativos; além de atuar como tratamento coadjuvante em casos de doenças oncológicas, terapêutica da nevralgia e paralisia dos nervos, assim como dor crônica.

A eletroacupuntura também pode ser utilizada como tratamento complementar de doenças e condições que afetam a saúde mental e emocional, sobretudo:

Além disso, o procedimento é indicado para pacientes que sofrem com espasmos musculares, já que o alívio da dor após o tratamento pode reduzir os sintomas desta condição, permitindo o movimento ativo dos membros e melhorando a circulação periférica local.

Pacientes que não responderam de maneira satisfatória à acupuntura tradicional também podem recorrer à eletroneuroestimulação, já que os estímulos elétricos são capazes de potencializar a ação da acupuntura e podem tornar o tratamento mais eficaz.

Quer descobrir todos os benefícios da eletroacupuntura? Agende sua consulta no Campeche, no Sul da Ilha de Florianópolis, para realizar uma avaliação individual e saiba como a eletroneuroestimulação pode ajudar a melhorar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Eletroneuroestimulação

Procedimentos e exames

Clique sobre cada um para saber mais

Dicas de cuidado

Mudanças no estilo de vida, busca pelo autoconhecimento e uma vida mais positiva e plena. Estes artigos vão lhe ajudar nesta jornada. Acompanhe.