7 tipos de terapias alternativas para combater o estresse

09/11/2020

Considerado um dos males do século, o estresse afeta um número cada vez maior de brasileiros. Buscar ajuda especializada é o primeiro passo para que você possa recuperar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Para além do tratamento medicamentoso, existem terapias integrativas para estresse que podem te ajudar a combater esse mal tão prejudicial à nossa saúde.

Quando não controlado, os danos do estresse em nosso corpo evoluem gradativamente e podem causar diversas complicações em nosso organismo, que vão desde dores moderadas e intensas em diversas regiões até depressão e problemas cardiovasculares. O ideal é sempre tratar a condição quando o quadro ainda está no início, uma vez que é mais fácil combatê-lo e os malefícios ao organismo são menores.

Por que buscar terapias integrativas para estresse?

O estresse é resultado de um desequilíbrio do organismo como um todo, ou seja, envolve fatores emocionais, sociais, psicológicos e físicos. As terapias alternativas para estresse enxergam cada paciente como um ser humano único, buscando entender toda a complexidade de fatores que resultou no desequilíbrio e gerou o quadro de estresse.

Esses tratamentos não buscam combater somente os sintomas do estresse, mas, sim, atuar no combate à raiz do problema para promover o reequilíbrio entre espírito, mente, emoção e corpo físico, com o benefício de trazer a cura de dentro para fora sem causar nenhum tipo de efeito colateral, como os medicamentos alopáticos.

Quais os melhores tipos de terapias integrativas?

Existem diferentes tipos de terapias para combater o estresse. A melhor técnica sempre será definida após uma avaliação médica completa e uma conversa entre você e o profissional para entender melhor seus anseios, necessidades e expectativas.

Para te ajudar a entender melhor os tipos de terapias integrativas para estresse, elenquei sete técnicas bastante utilizadas para essa finalidade. Confira a seguir!

Acupuntura

Tradicionalmente chinesa, a acupuntura é um método terapêutico utilizada há cerca de 5 mil anos no oriente. A técnica consiste na inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo. No tratamento do estresse, a acupuntura promove um efeito calmante, relaxante e energizante para que o organismo volte ao seu perfeito equilíbrio.

Homeopatia

A Homeopatia é uma das terapias que buscam tratar a saúde física, mental e emocional do paciente. Nesta técnica, o estresse – assim como outras doenças – é visto como um desequilíbrio da energia vital e necessita ser combatido desde a sua raiz. Baseada no princípio dos semelhantes, o tratamento da homeopatia é realizado com medicamentos naturais e diluídos  capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.

Terapia BEMER

A Terapia BEMER estimula cada célula a funcionar a um nível ideal e a corrigir anormalidades no metabolismo e na energia. Isso resulta em promoção de saúde, significando que o impacto fisiológico do tratamento BEMER semelhante aos benefícios da atividade física. Além disso, promove uma melhora na microcirculação  que permite otimizar o desempenho físico e mental do paciente, contribuindo para uma maior promoção qualidade de vida.

Biopuntura

A biopuntura é uma técnica terapêutica realizada por meio da injeção de produtos biológicos, sendo a maioria derivados de plantas. Esse é um dos tipos de terapias alternativas que buscam promover a cura dos desequilíbrios provocados pelo estresse, como inflamações e baixa capacidade do sistema imunológico. As doses dos produtos injetados ativam mecanismos de cura já disponíveis no organismo, promovendo o equilíbrio de dentro para fora.

Agulhamento seco

O agulhamento seco é considerado um tratamento intervencionista minimamente invasivo em que agulhas muito finas – as mesmas utilizadas na acupuntura – são inseridas na pele do paciente para desativar pontos-gatilho ou pontos dolorosos, com o objetivo de promover relaxamento muscular. A técnica também ajuda a restabelecer o tônus fisiológico dos músculos disfuncionais, aliviando dores e outros sintomas músculo-esqueléticos.

Eletroneuroestimulação

Muito utilizada no tratamento de dores crônicas e agudas, a eletroneuroestimulação também atua como uma das terapias alternativas para estresse. O procedimento consiste na aplicação de estímulos elétricos suaves e de baixa frequência sobre zonas neurorreativas do corpo, potencializando e prolongando os efeitos da acupuntura. No entanto, diferente da acupuntura, eletroacupuntura utiliza poucos pontos, geralmente os pontos principais e sempre é necessário dois pontos para ligar eletrodos positivos e negativos.

Aromaterapia

A aromaterapia é um dos tipos de terapias alternativas que utiliza óleos essenciais para combater o estresse. O aroma dos óleos pode ser transmitido de diversas formas – difusão, inalação direta, compressas, escalda-pés ou combinado com técnicas de massagens. O óleo de alecrim é um dos mais utilizados no tratamento contra os sintomas e malefícios do estresse, além de estimular a circulação sanguínea.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e envie sua pergunta. Irei responder o mais rápido possível!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.