Benefícios da modulação hormonal feminina

15/12/2019

Diferente dos homens, o organismo das mulheres passa por ciclos de variações hormonais que acontecem todos os meses e impactam seu bem-estar, qualidade de vida e rotina diária. Para minimizar os efeitos das alterações hormonais – sobretudo em mulheres com idade avançada – a modulação hormonal feminina é uma importante aliada, contribuindo para o controle dos hormônios e suas diversas funções para o organismo.

Ouça este conteúdo:

 

Para entender melhor a importância do método, listei os principais benefícios que a modulação hormonal feminina traz para a saúde da mulher. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os principais hormônios femininos?

Os hormônios são substâncias químicas responsáveis por garantir o equilíbrio do organismo ao realizar diversas funções corporais. Além dos tradicionais hormônios produzidos tanto em pacientes do sexo masculino quanto feminino – como o hormônio do crescimento, insulina, adrenalina, T4, T3, etc – a mulher produz hormônios mais específicos. Saiba quais são os principais!

Progesterona

Responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, a progesterona desempenha diversas outras funções no organismo da mulher, possuindo relação com a menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo fertilizado, além de preparar o corpo para receber uma gestação.

Estrogênio

Trata-se do principal hormônio sexual feminino. Em conjunto com a progesterona, o estrogênio também atua na regulação do ciclo menstrual feminino durante a idade fértil. Além disso, este importante hormônio promove o desenvolvimento puberal, surgimento de características sexuais secundárias da mulher e atua na expansão da massa óssea e muscular.

Testosterona

Conhecido por ser o principal hormônio masculino, as mulheres também produzem testosterona, porém em quantidades bem menores. Em pacientes do sexo feminino, o hormônio é responsável por reforçar, principalmente, sua libido e disposição.

Quais são os sintomas do desequilíbrio hormonal feminino?

As alterações hormonais podem provocar efeitos no corpo da mulher durante todas as fases de sua vida, desde o período pré-menstrual até a menopausa. Quando isso ocorre, o desequilíbrio hormonal provoca sintomas que afetam diversas funções corporais e prejudicam sua qualidade de vida. Saiba quais são as principais manifestações:

  • alterações no ciclo menstrual;
  • estresse e ansiedade;
  • ganho de peso;
  • acne crônica;
  • aumento de pelos;
  • cansaço excessivo;
  • perda da libido;
  • irritabilidade;
  • alterações no sono.

Como a modulação hormonal feminina pode ajudar?

A modulação hormonal feminina é um tratamento à base de hormônios isomoleculares – ou seja, iguais aos produzidos pelo organismo da mulher – realizado com o objetivo de ajustar a produção, níveis e atuação dos hormônios para garantir maior equilíbrio corporal e promover uma melhora no quadro de saúde como um todo.

O método consiste em realizar uma avaliação de todos os níveis hormonais para colocar os hormônios em equilíbrio, com as mesmas características de pacientes saudáveis. Com isso, é possível obter uma série de benefícios. Dentre os principais, podemos citar:

1. Melhoria cognitiva

Com a modulação hormonal, a paciente pode apresentar uma melhora cognitiva significativa, apresentando maior clareza mental e pensamento ágil, por exemplo. Isso porque quando os hormônios femininos desempenham suas funções corretamente fica mais fácil garantir o equilíbrio mental.

2. Controle de peso

Uma vez que promove mudanças capazes de acelerar o metabolismo, os benefícios da modulação hormonal feminina também podem ser notados na balança. Mas vale lembrar que é preciso associar o tratamento com alimentação balanceada e prática de exercícios para garantir um emagrecimento saudável.

3. Aumento da disposição

Com os hormônios em ordem e garantindo o correto desempenho de suas funções, a paciente passa a ter maior disposição para realizar as tarefas do dia a dia, além de proporcionar estabilização do humor e aumento da libido.

4. Melhora no aspecto da pele

Conforme envelhecemos, nossa pele é prejudicada pelas variações hormonais que causam flacidez, ressecamentos e marcas. Por meio da modulação hormonal, é possível otimizar o aspecto natural da pele e minimizar os efeitos típicos do envelhecimento.

5. Prevenção de doenças

A modulação hormonal garante respostas fisiológicas positivas que contribuem para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento, como osteoporose, Parkinson e Alzheimer. 

É importante ressaltar que a modulação hormonal só pode ser prescrita por um profissional após analisar, detalhadamente, o histórico de cada paciente. A automedicação pode provocar efeitos colaterais graves a curto, médio e longo prazo e trazer graves complicações para sua saúde. Portanto, nunca faça o tratamento por conta própria!

Gostou das dicas? Compartilhe com suas amigas e ajude-as a conhecer os benefícios da modulação hormonal!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.