Você já notou mudanças em seu comportamento, apetite ou diversas outras desordens físicas e emocionais em seu organismo? Tais sinais podem ser decorrentes de alterações hormonais que causam desequilíbrio no corpo humano e podem impactar nossa saúde física e mental. Isso porque a relação entre hormônios e a saúde é extremamente próxima, sendo importante dar uma atenção especial aos nossos hormônios para garantir bem-estar e qualidade de vida.
Ouça este conteúdo:
Neste artigo, apresento o poder dos hormônios para a saúde, quais são os principais hormônios para nosso corpo, os malefícios das alterações hormonais e os benefícios da que um tratamento focado nos hormônios traz para nossa saúde. Acompanhe!
O que são hormônios e qual sua importância?
Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino. Ao serem produzidos, são liberados na corrente sanguínea e percorrem o corpo até encontrar as células-alvo sobre as quais irão agir. Por meio de receptores, se acoplam nessas células e iniciam suas funções.
Os hormônios promovem ações reguladoras para diversas funções corporais e são de extrema importância para o controle e bom funcionamento do corpo humano. Para citar apenas algumas das funções dos hormônios, eles são responsáveis pelo nosso crescimento, por zelar pelo nosso sono, por fazer nosso sistema reprodutor trabalhar, metabolizar os alimentos que ingerimos, etc.
Quais são os principais hormônios do corpo humano?
Cada hormônio é produzido por uma glândula diferente e desempenham uma função específica em nosso organismo. Confira os principais hormônios e suas funções para o corpo humano!
- Hormônio do crescimento (GH): produzido pela hipófise – e como o próprio nome diz – é responsável pelo crescimento do nosso corpo à medida que promove o desenvolvimento da massa muscular e do alongamento dos ossos.
- Antidiurético (ADH): com atuação nos rins, sua ação está relacionada ao controle da excreção de água no corpo, controlando a pressão sanguínea e o volume de urina armazenado na bexiga.
- Tiroxina (T4): produzido pela tireoide, o T4 atua em conjunto com a tri-iodotironina (T3) e desempenha importantes funções, como regulação do metabolismo e batimentos cardíacos, desenvolvimento e crescimento do corpo, além da manutenção do peso corporal.
- Adrenalina: a adrenalina atua no sistema nervoso com a finalidade de preparar nosso corpo para momentos de tensão e estresse.
- Insulina: produzida pelo pâncreas, a insulina é responsável por controlar a taxa de glicemia no sangue, aumentando a captação de glicose pelas células e inibindo a utilização de ácidos graxos.
- Progesterona: é o hormônio sexual da mulher e possui relação direta com a menstruação, fecundação, transporte e implantação do óvulo fertilizado, além de preparar o corpo para receber uma gestação.
- Testosterona: presente em homens e mulheres, a testosterona é responsável pelo desenvolvimento de características como voz grossa, crescimento de pelos, músculos, etc, além das características sexuais dos homens.
Quais os sintomas das alterações hormonais?
As ações hormonais ocorrem de forma tão natural que a alteração em algum hormônio só é perceptível em caso de disfunções ou doenças que afetam a ação da glândula. Os sintomas desses desequilíbrios variam de acordo com o hormônio afetado, além de apresentarem diferentes alterações em homens e mulheres, sobretudo em relação aos hormônios sexuais.
Apesar de causarem diferentes sintomas no corpo humano, devido à alteração em hormônios específicos que acometem cada paciente, existem algumas alterações hormonais que são mais comuns e causam sintomas bastante conhecidos. Dentre eles, podemos citar:
- perda de peso;
- sonolência excessiva;
- irregularidade menstrual;
- perda de libido;
- estresse;
- calor excessivo;
- depressão e ansiedade;
- disfunção erétil;
- retenção de líquido.
Não deixe de conferir mais conteúdos como este. Siga-me no Facebook e Instagram para acompanhar minhas atualizações. Até a próxima!