3 diagnósticos tratados com Terapia Ortomolecular

18/12/2022

A terapia ortomolecular é uma abordagem terapêutica que consiste na prevenção e no tratamento de diversas doenças importantes, com alta expectativa de melhoria e/ou cura das mesmas.

 

De forma geral, a terapia ou medicina ortomolecular busca avaliar os nutrientes faltantes, excedentes ou em desequilíbrio no organismo.

 

Sendo assim, ao restabelecer o equilíbrio do organismo, a terapia ortomolecular é capaz de recuperar a saúde completamente, além de estimular o metabolismo de forma eficaz.

 

Conheça os maiores benefícios da terapia ortomolecular e de que forma essa abordagem terapêutica pode atuar, de forma transformadora, em determinadas desordens do organismo.

Terapia ortomolecular: entenda como funciona

A terapia ortomolecular, antes de mais nada, é considerada uma abordagem terapêutica complementar.

 

Isso significa que não substitui nenhum tipo de tratamento, principalmente, para doenças mais graves.

 

No entanto, pode transformar a vida de um paciente já acometido por uma doença ou mesmo criar barreiras de adoecimento para uma pessoa saudável.

 

Podemos dizer que a medicina ortomolecular utiliza alimentos específicos em uma reeducação do cardápio, além de suplementos nutricionais importantes para garantir o pleno funcionamento do organismo.

 

Assim, seu princípio ativo busca reduzir os radicais livres, que prejudicam as células e contribuem para o envelhecimento precoce do organismo. 

 

Consequentemente, diminui drasticamente o nível de inflamação do corpo, já que reduz o estresse oxidativo das células.

 

Dessa forma, o uso de antioxidantes, a partir da nutrição ortomolecular, retardam o envelhecimento das células e do organismo em geral, trazendo mais saúde e vitalidade.

 

Além disso, a terapia ortomolecular fortalece o sistema imunológico, assim como é capaz de ajudar a reequilibrar as principais funções do corpo.

 

Sendo assim, de forma geral, a medicina ortomolecular busca desintoxicar o organismo. Conheça alguns princípios da terapia ortomolecular:

 

  • evitar alimentos industrializados e gordurosos;
  • ingerir alta quantidade de água diariamente;
  • priorizar alimentos integrais;
  • fazer suplementação nutricional.

 

Conheça agora 3 doenças que podem ser tratadas com a terapia ortomolecular.

3 diagnósticos que podem ser tratados com terapia ortomolecular

Como vimos, a terapia ortomolecular é uma escolha transformadora para o equilíbrio do organismo.

 

Dessa forma, essa terapêutica pode ajudar a prevenir diversas doenças, das mais leves às mais graves.

 

Por isso, vejamos agora de que forma a terapia ortomolecular atua como tratamento de 3 doenças importantes da atualidade: diabetes, obesidade e câncer.

1.Diabetes

Especificamente no caso da diabetes, a terapia ortomolecular auxilia no controle da doença de tal forma que, em alguns casos, até a insulina pode ser suspensa do uso diário.

 

Isso pois essa terapêutica impede e protege a glicação das proteínas.

 

Assim, esse processo é fundamental para reduzir as complicações do diabetes, como a dificuldade de circulação nas extremidades, assim como a cegueira.

 

Além disso, é feito o combate aos radicais livres, que no corpo do diabético, é muito comum pela oscilação dos níveis de glicose.

 

Todo esse processo é possível pelo processo de desintoxicação do organismo, eliminando os metais tóxicos e repondo antioxidantes importantes, como aminoácidos, vitaminas e sais minerais.

2.Obesidade

Conhecida como uma das doenças mais comuns de serem tratadas com a terapia ortomolecular, a obesidade pode ser completamente combatida através desse processo.

 

Isso é possível graças à reeducação alimentar, a suplementação de nutrientes importantes e, consequentemente, pela diminuição da ansiedade, compulsão alimentar e regulação da sensação e mecanismo de saciedade.

3.Câncer

Para acompanhar o tratamento oncológico convencional, a terapia ortomolecular é de grande eficácia.

 

Assim, a reposição de antioxidantes ameniza os efeitos colaterais da radioterapia e da quimioterapia, ao mesmo tempo em que acentua os efeitos dos princípios ativos dessas medicações.

 

Além disso, a terapia ortomolecular preserva o organismo como um todo, já que combate a alta produção de radicais livres, decorrentes das sessões de quimioterapia e radioterapia.

Prevenir é um caminho inteligente

Uma coisa é fato, quando o organismo está em perfeito equilíbrio, alcançamos uma qualidade de vida altíssima e evitamos as mais terríveis doenças.

 

Por isso, não é preciso esperar que algum sintoma apareça ou que algum diagnóstico desagradável se confirme. Ou seja, o ideal é manter um estilo de vida saudável, enquanto prevenção de possíveis doenças.

 

Assim, quando você se preocupa com a saúde e cuida do seu organismo antes de receber um sinal de alerta, pode ter certeza que você está lá na frente.

 

É claro que não estamos totalmente protegidos de desenvolver doenças, mas uma coisa é certa, poderíamos evitar a maior parte delas, se tivermos a consciência de prevenção.

 

Logo, mesmo que alguma doença importante aconteça em algum momento na sua vida, saiba que as chances de remissão da mesma são muito maiores, caso haja a manutenção de um estilo de vida saudável.

 

Sendo assim, comece agora mesmo a cuidar de você e do seu bem mais sagrado, que é a saúde. 

Passe adiante!

Pensando na importância da sua saúde, seja pelo tratamento de doenças, pela prevenção das mesmas ou mesmo pela própria estabilidade de qualidade de vida em si, buscamos levar informação confiável sobre a terapia ortomolecular.

 

Sendo assim, se esse artigo foi importante para o seu esclarecimento nesse tipo de tratamento, nos ajude a compartilhá-lo.

 

Levar informação de qualidade é fazer o bem para a sociedade, além de impedir que as pessoas possam se equivocar através dos conteúdos digitais desenvolvidos sem a confiabilidade médica necessária.

 

Por isso, se esse artigo faz sentido para você, compartilhe com quem também precisa se transformar!

 

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.