7 dicas para aumentar energia e disposição durante o dia

08/02/2021

Você já deve ter vivenciado um dia em que se sentiu extremamente cansado e sem energia, certo? Uma noite mal dormida, um dia de trabalho muito atribulado e horas perdidas em um congestionamento, por exemplo, são situações cotidianas que podem levar ao cansaço extremo. Mas quando esse quadro se repete constantemente, é hora de ligar o alerta e buscar alternativas para aumentar sua disposição.

Você pode acreditar que a rotina atribulada e a falta de tempo podem ser as grandes responsáveis por roubar sua energia e disposição. Isso faz com que muitas pessoas não encarem esse quadro como um problema de saúde, mas é preciso ter em mente que sentir-se fraco e sem disposição com muita frequência está longe de ser considerado normal.

Falta de energia e disposição: o que pode ser?

Para muitas pessoas, a rotina sobrecarregada é a grande culpada pela falta de energia e disposição. Nesses casos, diminuir o ritmo  e buscar novos hábitos de vida saudáveis pode contribuir para que você sinta-se disposto e cheio de energia novamente.

Por outro lado, episódios constantes de falta de energia podem ser causados por doenças e problemas de saúde, devendo ser investigados a fundo para obter um diagnóstico preciso e contribuir para a orientação do melhor tratamento. Confira algumas condições que causam os sintomas:

  • Diabetes: essa doença faz com que a glicose do sangue não chegue a todas as células do organismo e, consequentemente, provoca falta de energia no corpo para desempenhar as tarefas do dia a dia. Além disso, o diabetes também pode provocar cansaço muscular.

  • Anemia: a falta de ferro e outros nutrientes essenciais podem resultar em quadros de sonolência, cansaço e desânimo. O excesso de gordura, açúcar e alimentos altamente inflamatórios também contribuem para a falta de disposição.

  • Apneia do sono: a condição prejudica a qualidade do sono de maneira significativa, já que o indivíduo acorda com frequência durante à noite e não consegue obter um sono reparador.

  • Depressão: apesar de afetar, sobretudo, a saúde mental, a depressão também pode afetar a saúde física e fazer com que o indivíduo sofra com falta de disposição e energia para realizar suas tarefas diárias.

  • Doenças cardíacas: algumas doenças e complicações cardíacas, como a arritmia e a obstrução de artérias, compromete a correta circulação sanguínea em nosso corpo, podendo causar cansaço, fraqueza e falta de disposição.

Como aumentar a disposição em sua rotina?

Se você sofre com falta de energia e disposição constante, o mais recomendado é procurar ajuda médica para uma avaliação completa do seu caso. Como vimos, esses sintomas podem indicar algum problema de saúde mais grave e precisam de uma análise mais aprofundada.

Caso você não apresente nenhuma complicação, a falta de energia e disposição pode estar sendo provocada por hábitos prejudiciais à sua saúde e bem-estar. Nesse caso, algumas mudanças em seus hábitos cotidianos podem ser a solução para aumentar a disposição. Confira o que você pode fazer!

Controle o estresse

O estresse é um dos grandes vilões da nossa disposição, já que induz emoções que consomem grande quantidade de energia. Se você sofre com essa condição, procure ajuda médica para combatê-la.

Recursos terapêuticos da Medicina Funcional, Acupuntura, biopuntura e eletroneuroestimulação são excelentes aliadas para o combate do estresse e podem te ajudar a recuperar seu bem-estar e qualidade de vida.

Pratique atividade física

Se você se sente cansado e sem energia, pode achar que a prática de exercícios vai aumentar ainda mais seu cansaço, certo? Na verdade, a prática regular de exercícios ajuda a aumentar sua disposição.

Um estudo descobriu que pessoas sedentárias com fadiga inexplicável e persistente diminuíram seu cansaço em cerca de 65% apenas por participar regularmente de ciclismo de baixa intensidade.

Isso porque a prática de atividade física melhora a circulação sanguínea, aumenta a capacidade de transporte de oxigênio do corpo, eleva o humor e traz diversos outros benefícios que contribuem para aumentar a energia e disposição.

Melhore a qualidade do seu sono

Se você já teve uma noite de sono reparadora após um dia cheio, sabe como dormir bem pode aumentar a disposição e energia no dia seguinte. E se você passa a ter um sono de qualidade todas as noites, é muito provável que você sinta-se revigorado e cheio de energia todos os dias.

O ideal é dormir cerca de 8 horas por noite para promover sua saúde de maneira ideal e evitar qualquer tipo de complicação ao organismo. No Guia do Sono, eu te ensino 14 passos para você dormir bem e de maneira saudável!

Mantenha uma dieta saudável

Se você acha que alimentação e disposição não estão relacionadas, é hora de rever seus conceitos. Um estudo revelou que alunos que pulavam o café da manhã ou tinham um padrão alimentar irregular envolvendo pular refeições regularmente eram muito mais propensos a sentir fadiga.

Para aumentar sua disposição, faça as refeições em horários programados e procure ingerir alimentos saudáveis e nutritivos, principalmente aqueles ricos em vitaminas e minerais.

Beba mais água

A desidratação, mesmo que seja leve, pode afetar a função cerebral, o humor e os níveis de energia. Para evitar que isso aconteça, o ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água diariamente. Se você só toma água ao sentir sede, procure mudar esse hábito para aumentar a quantidade de líquido ingerido diariamente.

Você pode criar alarmes no seu celular, baixar aplicativos específicos que vão te ajudar nessa missão ou simplesmente se policiar mais. Enfim, vale tudo para lembrar de beber mais água!

Evite fumar e ingerir bebida alcoólica

O tabaco e as demais substâncias presentes no cigarro, assim como os componentes das bebidas alcoólicas, são extremamente prejudiciais ao nosso organismo. Com o tempo, o hábito de fumar pode reduzir a quantidade de oxigênio transportado pelo corpo, fazendo você se sentir cansado.

Já o álcool pode interferir na qualidade do sono e diminuir nossa energia no dia seguinte. Portanto, se você deseja aumentar sua disposição, corte o cigarro e reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

Pratique ioga ou meditação

A ioga e a meditação são técnicas de respiração consciente que visam promover um estado de calma em nossa saúde emocional. Por isso, essas práticas podem ser muito interessantes para melhorar a falta de energia e disposição se esses sintomas forem causados, sobretudo, pelo estresse e depressão.

Um estudo revelou que a prática diária de apenas 25 minutos de ioga ou meditação pode melhorar significativamente a função cerebral e os níveis de energia, além de ajudar a desenvolver maior resiliência diante dos sintomas de estresse e ansiedade.

Gostou do conteúdo? Aproveite para me acompanhar no Facebook e Instagram para conferir mais dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.