Sabemos que a homeopatia é um meio terapêutico, alternativo à alopatia, para tratar diversas doenças.
No entanto, em consequência de um enorme preconceito, caracterizado pela falta de conhecimento a respeito da eficácia da homeopatia, incontáveis pessoas permanecem sem um bom prognóstico para os seus males, já que apostam todas as fichas na medicina alopática.
É certo que a alopatia é maravilhosa e fundamental e devemos muito a esse meio incrível de cura que a medicina nos proporcionou.
Entretanto, é necessário expandir a mente para conhecer outras abordagens terapêuticas que podem complementar a medicina alopática e, dessa forma, viabilizar mais oportunidades de cura para as enfermidades.
Ou seja, isso significa que quanto mais ignorantes formos em relação aos meios alternativos de tratamento para as doenças, menos caminhos de cura estarão dispostos a nós.
Por isso, preparamos um artigo muito esclarecedor que vai transformar a sua visão sobre a homeopatia, principalmente no que diz respeito a uma das desordens mais comuns e emergentes dos últimos tempos: a depressão.
Continue até o final e surpreenda-se com a importância da homeopatia para o tratamento da depressão.
Afinal, o que é homeopatia?
A homeopatia é uma ciência desenvolvida há mais de 220 anos pelo médico alemão Samuel Hahnemann, sendo considerado o segundo sistema de saúde mais utilizado no mundo.
É importante compreender que o tratamento homeopático busca focar no paciente e não apenas na doença em si.
Dessa maneira, o mecanismo da homeopatia oferece o estímulo necessário que o corpo necessita para processar a autocura.
Dessa forma, a homeopatia é utilizada para restabelecer o equilíbrio da energia vital do organismo e, assim, tratar uma série de doenças físicas e psicológicas.
Sendo assim, a homeopatia está indicada para tratar tanto a depressão, como também outras desordens psíquicas relacionadas.
Homeopatia para depressão: realmente funciona?
A homeopatia para depressão e ansiedade funciona como uma alternativa menos agressiva, quando comparada aos tratamentos convencionais.
Além disso, a boa notícia é que o medicamento homeopático não provoca dependência e, a longo prazo, promete resultados maravilhosos no prognóstico do paciente.
Homeopatia e depressão
Mais precisamente em relação à depressão, a homeopatia atua de forma global e integral, proporcionando ao indivíduo maior equilíbrio físico, como também mental e emocional.
Por isso, os resultados do tratamento com homeopatia para depressão podem ser fantásticos, pois essa abordagem tende a restabelecer o equilíbrio do organismo de forma mais natural possível, acompanhando as possibilidades do próprio paciente.
Assim sendo, a homeopatia também pode ser utilizada como um tratamento complementar à alopatia dos antidepressivos.
Nesse caso, à medida em que o paciente apresenta melhora, o uso dos antidepressivos pode ser reduzido gradativamente.
Homeopatia e Antidepressivos: uma comparação
De acordo com um estudo realizado em 1997, foi constatado que a homeopatia para tratar adultos com depressão grave, fobia social ou transtorno de pânico representava uma alternativa realmente fantástica.
Os pacientes foram monitorados utilizando a Escala Clínica Global e Escala Auto-Avaliada SCL-90 e a Brief Social Phobia Scale.
Dessa forma, as taxas de resposta foram de 58% de melhoria, segundo a Escala Clínica Global, e 50% de acordo com o SCL-90 ou a Brief Social Phobia Scale.
É importante considerar que o estudo demonstrou um efeito ansiolítico da preparação homeopática de Pulsatilla nigricans.
Assim, esse feito poderia ser comparado ao antidepressivo padrão, Diazepam.
Entretanto, nesse caso, a homeopatia traria menos ou quase nenhum efeito colateral, além de um custo muito menor.
Homeopatia para tratamento da ansiedade
Sentir ansiedade ou nervosismo é um sinal natural do corpo, quando busca nos sinalizar que há algo importante prestes a acontecer.
Entretanto, quando isso se torna uma normalidade da vida cotidiana, esse mecanismo torna a situação patológica.
Nesse caso, o diagnóstico de ansiedade pode ser emitido para mostrar que há algo em desequilíbrio.
Diante disso, o tratamento pela homeopatia pode ser bastante eficaz, no intuito de restabelecer a energia vital do paciente, assim como o equilíbrio do organismo como um todo.
De toda forma, é importante compreender que outras abordagens também devem ser adotadas, como o acompanhamento com um psicólogo, além de outras atividades que complementam o restabelecimento do paciente.
Pare de sofrer!
Agora que você já sabe um pouco mais da eficácia da homeopatia e que essa abordagem terapêutica também pode tratar transtornos psíquicos, é hora de tomar uma atitude.
Ou seja, se você sofre de alguma doença psíquica ou se você conhece alguém que esteja passando por isso, que tal trabalhar a possibilidade de utilizar a homeopatia para combater essa situação?
Os resultados não mentem, mas se você ainda tem dúvida, é importante pesquisar mais a respeito para sentir maior segurança.
Além disso, você pode entrar em contato com a nossa equipe e agendar uma consulta com a Dra Chris para maiores informações e de forma muito mais detalhada para o seu caso.