Homeopatia
Criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796, a homeopatia é reconhecida como uma prática da Medicina Tradicional e Complementar (MTC) e está ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Atualmente, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo todo realizam tratamentos homeopáticos como forma terapêutica.
O que é homeopatia?
A homeopatia é uma especialidade médica que visa tratar a saúde física, mental e emocional de cada paciente de maneira individualizada. Diferente da abordagem da medicina tradicional, que busca suprimir os sintomas, o tratamento homeopático atua nas causas do problema, buscando identificar os fatores que estão provocando alterações no organismo.
Na homeopatia, a doença é vista como um desequilíbrio da energia vital, que se manifesta inicialmente através dos sintomas funcionais, e estes quando não são tratados evoluem para as doenças. Além disso, a homeopatia entende que a cura não é somente a ausência de doença, mas sim o restabelecimento do equilíbrio físico, mental e emocional.
Para que serve?
A homeopatia é uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença. Ou seja, a homeopatia é mais do que a prescrição de medicamento.
Para o homeopata, saúde não é o silêncio dos órgãos. A homeopatia vê o ser humano como uma unidade indissolúvel: ninguém pode adoecer de corpo sem também adoecer da mente (pensamentos e emoções) e vice-versa.
Além disso, tem uma abordagem preventiva, na medida em que um organismo equilibrado na sua força vital fica menos suscetível às agressões e, quando ocorre um desequilíbrio, ele é capaz de retornar mais rapidamente ao estado de harmonia e bem-estar.
Como funciona?
A homeopatia atua na estimulação do sistema imunológico do paciente, visando restaurar o seu equilíbrio energético e, dessa forma, tratar doenças e sintomas. Para alcançar esse objetivo, utiliza-se medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.
Na homeopatia, o médico tem à disposição cerca de três mil medicamentos diferentes que serão prescritos de maneira individualizada de acordo com as necessidades de cada paciente. Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal e animal.
As preparações básicas dessas substâncias recebem o nome de tinturas-mãe e a partir delas são iniciados os processos das diluições sucessivas.
Quais os princípios da homeopatia?
A homeopatia é orientada por três princípios básicos:
Lei do Semelhante: citada pelo Pai da Medicina, Hipócrates, no ano 450 a.C, esta lei afirma que “os semelhantes se curam pelos semelhantes”, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.
Experimentação no homem sadio: é o procedimento de testar substâncias medicinais em indivíduos sadios para identificar os sintomas que irão refletir sua ação. Assim, é possível obter as doses adequadas dos medicamentos para promover a cura.
Doses infinitesimais: doses elevadas de medicamentos homeopáticos podem elevar a gravidade dos sintomas. Por isso, os medicamentos administrados são diluídos e dinamizados, evitando efeitos colaterais e promovendo a cura de forma suave, indolor e duradoura.
Como é a consulta com um médico homeopata?
A consulta homeopática se caracteriza por abordar uma série de sintomas e perguntas mais abrangentes do que a consulta de um médico ortodoxo. Como a homeopatia enxerga os desequilíbrios do organismo como origens das doenças, o médico homeopata busca realizar uma análise completa da vida do paciente para identificar a causa desses desequilíbrios.
Durante a consulta, é comum que o médico pergunte sobre hábitos alimentares, traumas de infâncias, genética familiar, qualidade do sono, problemas emocionais, etc. O profissional também pode solicitar a realização de exames laboratoriais que irão servir como um parâmetro para fazer o prognóstico da doença e acompanhar a evolução do paciente.
Além de fazermos os diagnósticos médicos usuais, realizamos uma série de outros diagnósticos homeopáticos, inclusive, o medicamentoso. Cada ser humano tem o seu “timing”, ou seja, algumas vezes chegamos a um diagnóstico rapidamente, entretanto em outras oportunidades, apesar de aplicarmos corretamente todas as técnicas, levamos mais tempo que o esperado.
Está procurando tratamento homeopático em Florianópolis? Agende uma consulta com a Dra. Christiane Fujii, no Campeche, para avaliação individual.
Entre em contato
Entre em contato para obter mais informações ou marcar a sua consulta