A enxaqueca é considerada a terceira doença mais comum no mundo, apresentando uma prevalência global estimada em 14%. Apesar de muitos pacientes que sofrem com a condição recorrerem ao tratamento medicamentoso, existem opções de tratamento natural para enxaqueca que ajudam a aliviar os sintomas.
Quando não tratada de maneira adequada, a enxaqueca traz graves complicações à saúde física e emocional do paciente. Para se ter uma ideia da gravidade, a doença é classificada como a sétima mais incapacitante entre todas as doenças. Por isso, o quadro da enxaqueca nunca deve ser ignorado!
Mas afinal, como é realizado o tratamento de enxaqueca? Quais são os melhores tratamentos naturais? Como manter a doença sob controle? Continue a leitura e saiba mais!
O que é enxaqueca?
A enxaqueca é um distúrbio caracterizado pelas fortes dores de cabeça com intensidade mais grave do que quadros de cefaleias comuns. A condição pode aparecer em qualquer idade, mas os sintomas iniciais, geralmente, costumam aparecer na adolescência ou no início da fase adulta.
A enxaqueca ocorre em pessoas cujo sistema nervoso é mais sensível, o que facilita o estímulo das células nervosas para a produção da atividade elétrica. Por sua vez, a atividade elétrica se espalha pelo cérebro, afetando diversas funções – como fala, visão, equilíbrio, etc – de maneira temporária.
O principal sintoma da enxaqueca é a presença de dor intensa, que pode ser pulsátil ou latejante, normalmente sentida em um lado específico da cabeça, mas que também pode ocorrer em ambos os lados. A condição é muito mais comum em mulheres, afetando 3 vezes mais pacientes do sexo feminino em decorrência dos hormônios.
Quais são as opções de tratamento natural para enxaqueca?
O primeiro passo para realizar o tratamento mais adequado para enxaqueca é buscar ajuda médica para a realização de um diagnóstico preciso sobre seu quadro.
Para quem não deseja realizar o tratamento com medicamentos alopáticos, optar pelos tratamentos naturais para enxaqueca é uma alternativa eficiente e segura para controlar os sintomas da doença, sobretudo se eles forem desencadeados e intensificados por questões emocionais, como o estresse.
Conheça os principais tratamentos naturais para enxaqueca:
Homeopatia
Diferente do tratamento alopático oferecido pela medicina convencional, a homeopatia atua com o objetivo de tratar o paciente e não a doença em si. Após uma análise aprofundada sobre seus hábitos de vida, traumas, genética familiar, qualidade do sono e outros fatores que afetam sua saúde física, emocional e espiritual e estão desencadeando o quadro de enxaqueca, o médico homeopata propõe um tratamento individualizado que visa tratar as causas do problema e não apenas suprimir os sintomas.
O tratamento homeopático consiste no uso de medicamentos preparados a partir de substâncias extraídas dos reinos mineral, vegetal e animal. O objetivo dos medicamentos é promover a harmonia e restabelecer o equilíbrio da energia vital do organismo, recuperando o bem-estar físico, mental e espiritual do paciente.
Acupuntura
Com efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, a acupuntura é um tratamento natural eficiente para controlar as dores provocadas pela enxaqueca. De maneira individualizada, o médico insere pequenas agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
O objetivo da acupuntura no tratamento de enxaqueca é reduzir a frequência e intensidade das crises para que a dor não seja um fator incapacitante e impeça o paciente de seguir sua rotina normalmente. Além de melhorar as dores de cabeça, o tratamento também promove melhora do sono, redução da irritabilidade e diminuição de dores em outras partes do corpo.
Como manter a doença sob controle?
Como a enxaqueca não tem cura, é importante aliar os tratamentos com hábitos de vida saudáveis que ajudam a reduzir as crises e manter a enxaqueca sob controle. Dentre os principais hábitos, podemos citar:
manter uma alimentação saudável e equilibrada;
não pular refeições;
evitar a ingestão de alimentos desencadeantes, como vinho, bebidas alcoólicas, queijo, embutidos, dentre outros;
praticar exercícios físicos regularmente;
estabelecer um horário para dormir e acordar;
reservar algum tempo para lazer, hobbies e atividades que te dêem prazer.
Ficou com alguma dúvida sobre os tratamentos naturais para enxaqueca? Envie sua pergunta através da página de contato. Será um prazer lhe responder!