Como prevenir o câncer?

18/12/2019

Uma das poucas doenças que ainda não têm uma cura definitiva para todos os casos, o câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo. Somente em 2018, a doença matou cerca de 9 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. A boa notícia é que, em grande parte dos casos, é possível prevenir o câncer com a adoção de um estilo de vida saudável.

Com tantos tipos de câncer – são mais de 100 – e o número crescente de casos da doença em todo o mundo, evitar o problema parece ser uma missão cada vez mais complicada. Contudo, como em grande parte das doenças, o câncer também possui relação direta com hábitos prejudiciais à saúde e que podem ser evitados. 

Neste artigo, vou te ajudar a entender melhor quais são os principais fatores de risco para a doença e o que você pode fazer para evitá-la. Acompanhe!

Quais são as causas do câncer?

O câncer é causado pelas mudanças e danos que afetam nossos genes ao longo do tempo. Essas mudanças são resultados de dois principais fatores que contribuem para o aparecimento da doença: a herança genética e fatores ambientais – sendo que este último é responsável por cerca de 80% a 90% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A doença ocorre quando uma célula do corpo sofre um conjunto de mutações que causam uma proliferação desordenada na quantidade de células, fazendo-as escapar de mecanismos de defesa do organismo e invadir locais onde não deveriam estar. Aos poucos, as células cancerosas ocupam o lugar das células saudáveis e abalam o funcionamento do órgão afetado. Em alguns casos, a doença pode avançar e se espalhar pelo corpo, fenômeno conhecido como metástase.

5 maneiras de prevenir o câncer

Apesar de os fatores genéticos serem imutáveis, mais de 100 mil casos e 60 mil mortes provocadas pela doença poderiam ser evitados com um estilo de vida saudável, segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP e a Universidade de Harvard.

Dessa maneira, buscar mudanças nos hábitos cotidianos é uma excelente forma de prevenir o câncer e evitar seu aparecimento durante toda a vida. Abaixo, você confere 5 maneiras que ajudam a te manter bem longe da doença!

Exposição moderada ao sol

O sol é a principal fonte natural de vitamina D, importante para auxiliar diversas funções do nosso organismo. Tomar cerca de 15 a 20 minutos de sol todos os dias, entre 11h e 13h. auxilia na produção ideal de vitamina D. 

Por outro lado, a exposição excessiva pode afetar a atividade das células e contribuir para o aparecimento de diversos tipos de câncer, sobretudo o de pele. A dica é expor-se ao sol o mínimo necessário para a produção de vitamina D e utilizar o protetor solar nos demais horários.

Mantenha uma alimentação balanceada

Dietas ricas em frutas, verduras e legumes são grandes aliadas na prevenção contra o câncer. Esses alimentos contêm uma série de compostos chamados de bioativos ou fitoquímicos, capazes de interferir em vários processos que alteram as características das células e resultam no câncer. Tais substâncias combatem os radicais livres, ajudando a proteger o DNA e impedindo que as células se multipliquem de forma desordenada.

Pratique exercícios físicos regularmente

Manter o corpo em movimento é fundamental para evitar diversos tipos de doenças, dentre elas o câncer. Isso porque o organismo saudável tem muito menos riscos de sofrer algum tipo de alteração que pode desencadear uma atividade anormal no funcionamento das células. Portanto, busque praticar 30 minutos de atividade física diariamente ou pelo menos três vezes na semana. 

Confira os 5 benefícios dos exercícios físicos para a longevidade saudável.

Não fume

O cigarro possui mais de 4.700 substâncias cancerígenas que aumentam de forma significativa o risco de câncer – principalmente os que atingem o pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Cortar o cigarro não só ajuda na prevenção do câncer, mas contribui para a saúde de todo o nosso organismo.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Em 2018, um estudo, realizado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, revelou que, aproximadamente, 5% dos novos casos de câncer em todo o mundo estavam diretamente ligados ao consumo de álcool. 

A ligação entre a ingestão de bebidas alcoólicas e o câncer se dá porque o nosso corpo metaboliza o etanol encontrado no álcool e o transforma em acetaldeído. Este composto pode danificar o DNA e as proteínas de nosso organismo, representando um risco aumentado para o aparecimento de câncer. Assim, procure não ingerir bebidas alcoólicas em excesso, principalmente se você é fumante, já que o cigarro pode potencializar o efeito das bebidas.

Cuidados para quem possui predisposição genética

Os hábitos acima podem evitar o risco de câncer em pacientes que não possuem histórico familiar e até mesmo retardar o aparecimento da doença em pacientes que possuem predisposição genética. Contudo, neste último caso, é preciso adotar alguns cuidados específicos, como realizar exames preventivos e exames genéticos, além de acompanhamento médico constante, a fim de diagnosticar e tratar o câncer em estágios iniciais, o que é fundamental para garantir a cura da doença.

Quer conferir mais conteúdos como este? Siga-me no Facebook e Instagram e acompanhe minhas dicas sobre saúde, acupuntura, medicina preventiva e muito mais!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.