A grande maioria das pessoas só busca ajuda médica quando passa a notar sintomas que podem indicar alguma complicação no organismo, afinal não é necessário procurar um médico se você não apresenta nenhuma doença, certo? Nem sempre! A medicina preventiva é uma área que vem crescendo no Brasil e mostra a importância dos cuidados preventivos para promover a saúde e qualidade de vida.
Antes de tudo, é preciso entender que o conceito de saúde não significa somente ausência de doenças, mas o perfeito equilíbrio entre bem-estar físico, mental, emocional, espiritual e social. Por mais que você acredite que esteja bem, pequenos desequilíbrios podem estar acontecendo em seu organismo, o que poderá desencadear doenças e outras complicações no futuro.
Para evitar que isso aconteça, a medicina preventiva é uma grande aliada na promoção da nossa saúde em sua forma mais completa. E o primeiro passo começa com uma consulta preventiva!
Afinal, o que é medicina preventiva?
O conceito de medicina pode parecer novo ou até mesmo desconhecido para muita gente, mas o termo surgiu ainda no século XX, como uma forma de propor uma abordagem diferente da praticada na medicina convencional.
Diferente da medicina convencional, que se concentra exclusivamente no tratamento de doenças, a medicina preventiva é uma especialidade médica que possui o objetivo de evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades e promover uma melhora na qualidade de vida dos pacientes.
Para isso, a medicina preventiva utiliza um conjunto de técnicas que são definidas de maneira individualizadas para atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças e suas complicações em cada paciente.
5 benefícios da consulta preventiva
A consulta preventiva é o momento em que o médico analisa todo o histórico de vida do paciente – considerando sua alimentação, hábitos de vida, qualidade do sono, traumas, influências genéticas, etc – e realiza o exame físico, além de solicitar exames complementares para propor hábitos preventivos específicos para ele.
Abaixo, você confere os 5 principais motivos para realizar sua consulta preventiva, mesmo sem a presença de qualquer sintoma:
Maior qualidade de vida
Sem dúvida, esse é o principal motivo para realizar uma consulta preventiva. Através de mudanças de hábitos nocivos para o corpo e para a mente, o paciente passa a ganhar maior qualidade de vida ao mesmo tempo, em que previne o aparecimento de possíveis complicações futuras.
Redução de fatores de risco
Com uma análise clínica completa e o auxílio de exames complementares, é possível identificar os principais fatores de risco para o desenvolvimento de uma determinada doença. Após essa identificação, o médio irá orientar sobre as principais mudanças necessárias para amenizá-los e evitar que eles sejam causa da manifestação de doenças no futuro. Alguns dos hábitos mais recomendados incluem:
manter uma alimentação saudável;
praticar atividades físicas;
reduzir os níveis de estresse;
dentre outros.
Redução de gastos com saúde
O tratamento de doenças pode apresentar um gasto financeiro bastante expressivo, uma vez que pode envolver o uso de medicamentos, realização de cirurgias, dentre outros procedimentos. Como a medicina preventiva pode evitar o aparecimento de doenças, reduzem as chances de necessidade de tratamento, ou seja, é possível garantir uma maior economia e evitar gastos com saúde.
Prevenção de doenças graves
As práticas saudáveis propostas pela medicina preventiva ajudam a eliminar comportamentos ou hábitos nocivos que provocam desequilíbrio no organismo e resultam no aparecimento de doenças graves. Dessa forma, o paciente tem muito menos chances de desenvolver complicações ou doenças ao longo da vida.
Longevidade mais saudável e feliz
Com a adoção de práticas da medicina preventiva antes do aparecimento de doenças, o paciente passa a retardá-las ou até mesmo evitá-las durante toda a vida. Isso garante uma longevidade mais feliz e saudável tanto para o corpo quanto para a mente.
Quando realizar uma consulta preventiva?
A consulta preventiva pode ser realizada por pacientes de qualquer idade que desejam melhorar os hábitos de vida e ter mais saúde em todos os sentidos. O ideal é que ela seja realizada ainda na fase adulta, antes da chegada da terceira idade, período em que as doenças mais graves começam a se manifestar.
Para pacientes com fatores de risco ou histórico familiar de câncer, ou doenças crônicas e cardiovasculares, é importante que as consultas sejam realizadas ainda mais cedo. Dessa forma, os riscos são reduzidos e o paciente passa a ter muito mais qualidade de vida.
Quer entender melhor os benefícios da medicina preventiva? Agende sua consulta para uma avaliação individual!