Encontrar o equilíbrio entre a vida profissional, a familiar e o autocuidado é, sem dúvidas, um dos maiores desafios da nossa geração. E, na busca por uma vida com mais qualidade, muitas pessoas têm buscado saber mais sobre os benefícios de meditar todos os dias e como essa técnica pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Pensando nisso, decidi preparar este artigo. Aqui, vamos tratar de forma simples e direta sobre as vantagens dessa prática, com dicas de como inserir a meditação no seu dia a dia de forma natural e sem atrapalhar a agenda. Preparado? Então, vamos começar!
Em que consiste a meditação?
Antes de falar sobre os 5 benefícios mais importantes dessa prática, é importante sabermos o que, de fato, é a meditação. Trata-se de uma prática milenar e está entre os hábitos mais saudáveis para equilibrar o corpo e a mente. Seu ponto de partida é o controle da respiração, concentração e esvaziamento da mente para conquistar uma sensação de paz e tranquilidade.
Já há evidências científicas sobre os benefícios da meditação e do seu papel na aplicação clínica, especialmente no que diz respeito à diminuição dos sintomas ligados ao estresse e à ansiedade. Por isso, adotar a prática da meditação diária pode ser o caminho para uma vida mais calma e com qualidade.
Quais os benefícios de meditar todos os dias?
Além de ajudar a reduzir o estresse, a meditação também pode contribuir para a concentração e o desenvolvimento cognitivo. Abaixo, eu listo os 5 benefícios de meditar todos os dias que considero os mais importantes:
Redução do estresse e da ansiedade
A meditação, principalmente os exercícios de mindfulness, é uma estratégia para diminuir o estresse e doenças relacionadas ao seu excesso. A prática permite o relaxamento, sem focar a atenção no passado ou nas preocupações com o futuro.
Além disso, estudos comprovam que também ajuda a reduzir a ansiedade, a controlar melhor as fobias e a ansiedade social.
Melhora na qualidade do sono
Meditar todos os dias pode ser a chave para dormir melhor. Como sabemos, o sono de qualidade está relacionado a diversos benefícios à saúde. E, ao diminuir os pensamentos negativos, o estresse e a ansiedade, a meditação nos deixa mais relaxados. Além de não ir para a cama com pensamentos negativos, o hábito facilita o adormecimento e, em consequência, melhora a qualidade do sono.
Você vai gostar! Guia do sono: 14 passos para dormir bem
Estímulo ao autoconhecimento
Sempre falo sobre a importância do autoconhecimento para uma vida mais leve e plena. Neste sentido, a prática diária de exercícios de meditação também pode contribuir. Isso porque ela permite que você se conheça cada vez melhor.
Quando dedicamos um tempo do dia para nós mesmos, conseguimos nos concentrar nos próprios pensamentos, atitudes e anseios. Isso ajuda a se conhecer melhor, perceber e até mesmo questionar as próprias motivações.
Aumento da produtividade
Muitos estudos a respeito da eficácia da meditação para a melhora das funções cognitivas mostram que a prática consegue aprimorar a capacidade de concentração e a memória. Além disso, como contribui para o bem-estar e qualidade de vida, ela tem reflexos no trabalho, melhorando a produtividade.
A meditação, por promover o relaxamento e o autoconhecimento, também ajuda a lidar melhor com o ambiente de pressão, o estresse e eventuais conflitos no trabalho, levando à convivência mais amistosa no meio corporativo.
Redução da pressão arterial
A realização de exercícios de meditação contribui para normalizar a pressão arterial. Foi o que constatou um estudo recente realizado na Universidade Federal de São Paulo. O monitoramento dos pacientes indicou uma redução significativa da pressão arterial em pessoas que praticaram a meditação diariamente, no período da manhã.
Como começar a meditar todos os dias?
Nem sempre é fácil implementar um novo hábito. Por isso, deixo aqui alguns exercícios simples, que podem ser ideais para quem começar a meditar em casa:
- Igualdade de respiração: ajuda a equilibrar a respiração e o corpo como um todo. É uma ótima prática para relaxar e se concentrar. Consiste em fechar os olhos e inspirar profundamente, contando de 1 a 4. Depois, basta soltar o ar no mesmo ritmo, novamente contando de 1 a 4. Fácil e eficaz!
- Escaneamento corporal: faça um mapeamento do seu corpo. Vá mentalizando cada membro, prestando atenção às sensações que percebe naquela região, comece pelos pés e vá passando órgão a órgão, até a cabeça;
- Relaxamento dos músculos: da mesma forma que “escaneou” cada órgão, busque agora os músculos, dando prioridade àqueles em que sente mais tensão. Assim, se seu ombro está doendo, tensione a região, contando até 5, e depois solte. Pode repetir esse movimento 3 vezes, sempre mantendo a respiração calma.
Adotar o hábito de meditar todos os dias é uma forma de conquistar o equilíbrio e tornar o dia a dia mais leve. No entanto, se você sente cansaço excessivo, irritabilidade, insônia e outros sintomas da rotina corrida — e se eles persistem mesmo com a meditação em casa, pode ser preciso contar com ajuda profissional.
Lembre-se que estou sempre à sua disposição para encontrarmos o acompanhamento ideal para a sua qualidade de vida. E, para saber mais sobre esse tema e outros ligados à sua saúde e bem-estar, você pode me seguir no Instagram ou no Facebook. Lá sempre trago novidades e uma palavra de ânimo. Fique ligada!