Quais os princípios da medicina funcional?

15/04/2021

A medicina funcional é um conceito ainda recente, criado no início dos anos 90, que surge como uma alternativa aos tratamentos de saúde convencional. Ela é vista como uma atuação muito mais humana e menos intervencionista, cujo foco é promover a saúde e o bem-estar a partir da identificação e combate às causas das doenças.

Também conhecida como medicina integrativa ou integral, ela tem como objetivo prevenir e tratar doenças partindo não somente dos sintomas dos pacientes, mas avaliando genes, hábitos e demais fatores que influenciam na saúde do indivíduo. 

Isso porque a medicina funcional parte do princípio de que qualquer doença ou condição de saúde é decorrente de desequilíbrios que acontecem em nosso organismo, resultado da interação com o meio ambiente, o estilo de vida, os fatores emocionais e o histórico médico familiar.

Mais do que a cura, ela busca entender o que o corpo está querendo dizer com cada sintoma e doença para, assim, tornar o organismo mais resistente e menos suscetível a desequilíbrios.

Os 5 princípios da medicina funcional

A medicina funcional é regida por 5 princípios fundamentais que conduzem todo o processo realizado nesta especialidade médica, desde a consulta até o tratamento. Saiba quais são eles!

Individualidade do paciente

Para a medicina integrativa, cada paciente é analisado de forma individualizada. O que pode estar causando determinado sintoma em uma pessoa não necessariamente é o causador para outra. Dentro da especialidade, cada paciente é visto como um ser humano único, que responde aos estímulos externos de maneira individual e particular de acordo com seus fatores genéticos, crenças, experiências de vida, hábitos alimentares, etc.

Compreensão do paciente em sua totalidade

A qualidade de vida de uma pessoa sofre influência de diversos fatores, sejam eles físicos, mentais ou sociais. Assim, a medicina funcional não olha apenas para os sintomas manifestados. Ela adota uma abordagem integrativa para entender toda a realidade do paciente e o contexto que o levou a manifestar aqueles sintomas. Dessa forma, é possível identificar a origem do problema e fazer com que o paciente compreenda sua própria realidade e conscientize-se sobre as causas que o estão deixando “doente”. 

Cuidado com o paciente e não com a doença

A medicina funcional tem como foco o paciente. A doença é vista como uma mensagem enviada pelo corpo de que algo no estilo de vida precisa ser alterado. No momento em que são eliminados determinados

comportamentos ou hábitos nocivos, os reflexos na saúde ficam nítidos. Além disso, os profissionais podem recomendar a realização de atividades mais espirituais, como meditação, para que o paciente comece a se enxergar e se entender melhor.

Saúde como vitalidade e não como ausência de doença

Para ser considerada saudável, uma pessoa não deve ser simplesmente livre de doenças. Para a medicina integrativa, saúde é um estado vital de bem-estar mental, físico, social, emocional e espiritual. Saúde é ter vitalidade, disposição e estar engajado em viver bem e plenamente.

Equilíbrio entre fatores internos e externos

A medicina funcional afirma que é fundamental haver equilíbrio entre o meio interno e o externo. No caso, o ambiente no qual o paciente está inserido deve estar em harmonia com os processos biológicos que afetam os sistemas imunológico, gastrointestinal e endócrino. A ideia é que de nada adianta tratar somente um fator, pois com o tempo o outro acabará influenciando na saúde do paciente, prejudicando novamente sua qualidade de vida.

Medicina Funcional X Medicina Convencional

A medicina convencional atua com foco no tratamento de doenças e supressão de seus sintomas. Essa especialidade médica leva em consideração as evidências científicas das doenças, utilizando medicamentos de acordo com a tipologia dos sintomas apresentados pelo paciente. 

O foco principal é combater a doença e, portanto, não há um tratamento individualizado que considere as características particulares de cada paciente. Além disso, a medicina convencional nem sempre atua diretamente sobre a raiz do problema, uma vez que procura apenas suprimir os sintomas, na grande maioria dos casos. 

Por outro lado, a medicina funcional vai mais além e propõe uma abordagem individualizada que visa combater a causa que está originando um determinado problema de saúde. Ao eliminar hábitos e comportamentos nocivos, é possível combater a raiz do problema, promovendo uma integração entre saúde física, mental e emocional para que cada paciente possa gozar de pleno equilíbrio entre corpo e mente. 

Como é a consulta?

Como a medicina funcional adota uma visão holística e completa sobre o indivíduo, o profissional que atua nesta especialidade analisa o paciente em todos os seus âmbitos, com um olhar mais humanizado e procurando conhecê-lo em sua totalidade. Assim, é avaliado uma série de fatores, como:

  • estilo de vida;
  • alimentação;
  • ambiente no qual está inserido;
  • rotina;
  • atividade física;
  • qualidade do sono;
  • pessoas com quem convive;
  • tempo de lazer;
  • satisfação com o trabalho;
  • espiritualidade.

Além de analisar os fatores acima, o profissional também pode realizar um exame físico e solicitar exames complementares personalizados. Após todo esse processo, é criado um plano de tratamento específico que pode envolver suplementação nutracêutica e hormonal, medicamentos homeopáticos, tratamentos complementares – como acupuntura e agulhamento seco -, além da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Quer saber como a medicina funcional pode ajudar a promover sua saúde física, mental e emocional? Agende uma consulta para realizar sua avaliação individual.

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.