Inflamação do corpo: como identificar e evitar o problema

30/03/2020

inflamação é uma reação natural do organismo para combater um quadro de infecção ou lesão de um tecido. No processo inflamatório, ocorre dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, podendo causar vermelhidão, dor, inchaço, dentre outros sintomas.

Ouça este conteúdo:

 

As inflamações podem ser divididas em agudas e crônicas. O primeiro caso se trata de uma resposta inicial à lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos. Já a inflamação crônica possui duração prolongada e é a causa da injúria tecidual das doenças crônicas degenerativas, como artrite reumatoide, aterosclerose, tuberculose, doenças crônicas do pulmão, etc

É importante ressaltar que a inflamação, sempre, é resultado de algum tipo de estresse no organismo, que pode ser causado por vários fatores, como

  • alimentação inflamatória;
  • substâncias tóxicas ambientais
  • estresse emocional e físico
  • sedentarismo

Por isso, o paciente precisa olhar para dentro de si, para avaliar o que pode estar causando inflamação em nosso corpo.

Quais sinais indicam que o corpo está inflamado?

Em casos de inflamação aguda, nosso corpo consegue se recuperar sozinho e, geralmente, não causa nenhum efeito perceptível em nosso organismo a longo prazo Contudo, a inflamação crônica – por ser um quadro mais grave – pode dar alguns indícios de que algo está errado. Confira os principais sinais que indicam um quadro de inflamação no corpo!

Intestino desregulado

O intestino possui uma importante função para nosso corpo, sendo responsável pela absorção de nutrientes e eliminação de resíduos. O processo de inflamação crônica acaba por desregular a atividade do intestino, o que aumenta as chances de absorção de toxinas e a não eliminação de resíduos desnecessários, assim como alteração do nosso sistema imunológico

Baixa energia

Se você está sentindo falta de disposição com frequência, nem sempre a rotina agitada é a grande culpada. O problema também pode estar sendo causado por um quadro de inflamação crônica. Portanto, sentir cansaço e baixa energia em grande parte do dia é um sinal de alerta que indica que há algo de errado com seu corpo.

Leia mais: Falta de disposição? Conheça 8 coisas que roubam sua energia

Urina escura

A cor e o cheiro da urina dizem muito sobre sua saúde. Se a urina possui uma coloração mais escura e cheiro forte, é sinal de que você está ingerindo pouca água

Dor

Quadro de dor é um sinal de uma inflamação crônica subclínica. O nosso corpo tem um limite para lidar com os potenciais agressores no nosso dia-dia. Quando isso supera as nossas capacidades naturais anti-inflamatórias, os sintomas aparecem. Assim, precisamos retirar e diminuir esses fatores e fornecer ao nosso organismo ferramentas no sentido de fortalecer e equacionar este equilíbrio, fundamental para termos saúde.  

Como prevenir a inflamação?

Para evitar maiores complicações causadas por um processo inflamatório, o ideal é adotar hábitos que ajudam na prevenção do problema, ou seja, procurar tratar a inflamação antes mesmo de ela começar. Para isso, separei algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:

Adote uma alimentação saudável

A alimentação é um dos principais fatores que influenciam o aparecimento de inflamações crônicas. Adotar uma dieta rica em frutas, verduras e legumes ajuda a garantir a saúde de nosso corpo e oferece nutrientes essenciais para o correto funcionamento do organismo. Além disso, se hidratar com mais frequência também é um importante hábito que ajuda a prevenir inflamações.

Confira dicas valiosas: 10 alimentos que previnem o envelhecimento precoce

Pratique atividade física

A prática regular de atividade física é uma importante maneira de aumentar nossa energia e disposição, além de contribuir para o bom funcionamento do nosso organismo, de maneira geral. E quando nosso corpo está em equilíbrio, dificilmente haverá condições para o desenvolvimento de um quadro de inflamação.

Saiba mais em: 5 benefícios dos exercícios físicos para a longevidade saudável 

Manejo do estresse

Estresse emocional é um fator importante no desencadeamento das doenças crônicas. A curto e longo prazo, altera o nosso eixo hormonal e causa a liberação de várias substâncias inflamatórias.

 A prática diária de meditação, yoga, e outras atividades que têm como objetivo o relaxamento e melhorar a nossa percepção do estresse na nossa vida (resiliência) são fundamentais para a manutenção do equilíbrio mental e emocional!

Estratégias

Abordagens como Homeopatia, Acupuntura, Ortomolecular e Medicina Funcional são grandes aliadas para a promoção da saúde física, mental e emocional. O grande objetivo é prevenir doenças e dar condições de saúde a partir de uma avaliação individualizada de cada paciente, considerando genes, hábitos e demais fatores que influenciam na saúde do indivíduo.

Dessa forma, é possível propor as melhores práticas para garantir sua saúde e bem-estar em total plenitude.

A Terapia Bemer também tem se destacado por auxiliar em diversas funções corporais. Neste artigo, expliquei melhor o que é e quais os benefícios do Bemer para a disposição. Boa leitura!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    

    Inscreva-se em nossa newsletter

    Receba mais informações sobre cuidados para a saúde em seu e-mail.