Dor no corpo todo e fraqueza: o que pode ser?

05/02/2024

A dor no corpo é um indício de que nosso organismo não está em perfeito equilíbrio. Nem toda dor significa uma complicação mais séria de saúde e pode desaparecer espontaneamente em pouco tempo. Por outro lado, se você sente dor no corpo todo e fraqueza, é preciso ligar o alerta e buscar ajuda médica para diagnosticar e tratar sua condição.

A dor no corpo, acompanhada de fraqueza em períodos muito frequentes pode indicar vários problemas graves de saúde. Para restabelecer seu equilíbrio vital e recuperar sua qualidade de vida, o primeiro passo é identificar os possíveis problemas que podem estar afetando seu organismo.

Para te ajudar nessa missão, listei 7 problemas que provocam dor no corpo todo e fraqueza. Acompanhe!

Hipotireoidismo

O hipotiroidismo é um distúrbio na tireoide causado pela queda na produção dos hormônios triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4). Na grande maioria dos casos, a condição é causada por uma disfunção autoimune denominada Tireoidite de Hashimoto.

A doença pode afetar pessoas de qualquer gênero e faixa etária, mas atinge, principalmente, mulheres acima de 40 anos. Além de fraqueza e dor no corpo todo, principalmente dores musculares, o hipotireoidismo também pode provocar outros sintomas, como constipação, menstruação irregular, sonolência excessiva, queda de cabelo, entre outros.

O tratamento é relativamente simples e deve ser feito por meio da reposição hormonal, se necessário.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma condição considerada bastante comum entre os brasileiros. Trata-se de uma lesão relacionada a um problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras, causado pelo envelhecimento natural, atividades repetitivas ou desgaste generalizado da coluna.

A hérnia ocorre com mais frequência na região lombar e também pode causar dor no corpo todo e fraqueza. As dores aparecem, principalmente, no pescoço, braços, costas e ombros, além de causar dor intensa na parte da perna onde a raiz nervosa foi afetada.

Geralmente, a condição pode ser tratada por meio de terapias para a melhora da dor, como Acupuntura, Biopuntura, fisioterapia e uso de medicamentos. Se o paciente não apresentar resultados satisfatórios com esses tratamentos, a opção mais indicada é a realização da cirurgia para hérnia.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que provoca lesões cerebrais e medulares. As causas da doença ainda não são conhecidas, mas sabe-se que ela afeta, sobretudo, mulheres jovens, com faixa etária entre 20 e 30 anos.

Como sintomas, a condição pode provocar dor no corpo todo e fraqueza, além de diversos outros sintomas que variam de paciente para paciente. A dor da esclerose surge, principalmente, na região dos olhos e nos músculos, sendo considerada duradoura e difícil de tratar.

O tratamento consiste no uso de medicamentos que ajudam a reduzir as inflamações causadas no corpo e diminuir as recaídas da doença ao longo dos anos. Adotar hábitos de vida saudáveis também ajudam a minimizar os sintomas.

Deficiência de vitamina D

A falta de vitamina D é um problema que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Com um papel para nosso organismo, essa vitamina é responsável pela saúde dos ossos, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e cardiovascular.

Como atua no metabolismo ósseo, a falta de vitamina D pode provocar dor óssea em todo o corpo e, em casos mais graves, pode ser responsável por causar osteoporose. Outro sintoma característico é a fraqueza muscular, já que há uma diminuição na absorção de cálcio, mineral essencial no processo de contração dos músculos.

Em nosso organismo, a vitamina D é metabolizada a partir da absorção da luz solar. Por isso, expor nosso corpo ao sol – com cuidado e sem excesso – é a melhor forma de combater a falta da vitamina. A dica é tomar sol entre 11h e 13h, de 15 a 20 minutos, sem a aplicação de protetor solar.

Fibromialgia

A fibromialgia atinge 2% da população brasileira, ou cerca de 5 milhões de pessoas, sendo a maior causa de dor crônica no Brasil. Portanto, é preciso considerar a condição quando estamos falando de dor no corpo todo e fraqueza.

A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dores generalizadas em todo o corpo, principalmente nos músculos, tendões e ligamentos. Além da dor generalizada, outros sintomas comuns incluem fadiga, sono excessivo, dores de cabeça e distúrbios do humor, como ansiedade e depressão.

A causa específica da fibromialgia ainda é desconhecida, mas a comunidade científica já sabe que ela pode aparecer depois de eventos graves, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave.

Os sintomas da fibromialgia não costumam melhorar somente com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. O tratamento exige cuidados multidisciplinares para que o paciente possa conviver da melhor maneira possível com a condição, já que não existe cura para a fibromialgia.

A Medicina Funcional pode ser uma grande aliada para amenizar e controlar os sintomas. A acupuntura, por exemplo, é uma técnica milenar que ajuda a controlar dores em pontos específicos do corpo, além de apresentar efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.

 

 

Quer continuar acompanhando minhas dicas, novidades e atualizações? Siga-me no Facebook e Instagram para ficar por dentro!

Publicado por: Dra. Christiane Fujii - CRM/SC 8813 RQE 5292 e 8074
Formada em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau FURB, fez especializações em Homeopatia, Acupuntura, e pós-graduações em Ciências da Fisiologia Humana pelo Grupo Longevidade Saudável e Prática Ortomolecular
Doctoralia    
[contact-form-7 id="247" title="Newsletter" html_name="Newsletter Blog"]