Florianópolis não é conhecida somente por suas belas praias, paisagens naturais ou por ser considerada o “Vale do Silício Brasileiro”. A Ilha da Magia também é referência em qualidade de vida, sendo a capital com mais habitantes que se alimentam de forma saudável e com um número de praticantes de exercícios físicos acima da média nacional. E você, já se perguntou como pode ser mais saudável em Florianópolis?
Ouça este conteúdo:
Para fazer parte do grande número de pessoas que levam uma vida saudável, a capital oferece uma ampla variedade de locais perfeitos para a prática de esportes e opções para manter uma alimentação equilibrada. E aí, está pronto para mudar sua rotina e se tornar uma pessoa muito mais ativa e feliz? Confira as dicas de como ser mais saudável em Florianópolis!
A qualidade de vida em Florianópolis
Antes de partirmos para as dicas, vale a pena ressaltar a excelente qualidade de vida que Florianópolis oferece aos seus moradores. Além de ser um dos destinos mais procurados do Brasil, a capital catarinense também é uma excelente cidade para se viver. Prova disso é seu IDH de 0,847 – muito acima da média nacional e maior que o de todos os países da América do Sul.
Com uma educação de qualidade, Florianópolis é considerada a melhor cidade no Brasil para criar os filhos, de acordo com um levantamento da Delta Economics & Finances. Além de ser uma ótima cidade para a população jovem, Floripa também oferece uma excelente qualidade de vida para os idosos, sendo considerada a segunda melhor cidade brasileira para se viver depois dos 60 anos.
A saúde também merece uma atenção especial: segundo o Ministério da Saúde, Florianópolis é a melhor capital do Brasil em atenção à saúde primária. A cidade ainda se destaca pela segurança, conquistando o segundo lugar dentre as capitais brasileiras mais seguras para se viver.
Para garantir ainda mais qualidade de vida à população, Florianópolis se tornou a primeira cidade brasileira a banir o uso de agrotóxico. O projeto de lei “Floripa Zona Livre de Agrotóxico” – aprovado em 2019 e considerado pioneiro no Brasil – tornará crime armazenar e aplicar qualquer tipo de pesticida na ilha. Contudo, vale ressaltar que a lei não isenta a comercialização de agrotóxicos e produtos com agrotóxico na cidade.
Afinal, como ser mais saudável em Florianópolis?
Além de todos os fatores citados acima, Floripa conta com uma excelente infraestrutura – tanto natural quanto projetada – para um estilo de vida saudável. Abaixo, você confere as principais dicas que vão te ajudar a se tornar mais saudável em Florianópolis. Acompanhe!
Ciclovias
Florianópolis tem mais de 80 km de ciclovias espalhados pela cidade. No sul da ilha, uma boa opção é utilizar a ciclofaixa da Avenida Beira Mar Sul para pedalar com tranquilidade e segurança. A SC-406 também é muito utilizada por ciclistas que desejam chegar às praias da região, mas vale ressaltar que o local não oferece a faixa exclusiva para a prática de ciclismo.
Pistas de skate
Para o público mais jovem, vale a pena se aventurar nas pistas de skate de Florianópolis. O grande destaque fica por conta da pista construída na Costeira de Pirajubaé, no sul da ilha, considerada a maior pista pública de skate do Sul do Brasil. Com 4 mil metros quadrados, o projeto foi inaugurado em 2016 e conta com um mobiliário urbano completo para a prática de manobras radicais.
Parques
Os parques são excelentes opções para quem quer se tornar mais saudável e ter um maior contato com a natureza. No sul da ilha, o Parque da Lagoa do Peri, (no Morro das Pedras), o Parque da Lagoinha Pequena (no Rio Tavares) e o Parque da Lagoa da Chica (no Campeche), por exemplo, oferecem pista para caminhada, pequenas trilhas cercadas de muito verde, área para a prática de exercícios físicos e muito mais.
Alimentação
Além das atividades físicas, se tornar mais saudável em Florianópolis também é possível graças aos estabelecimentos com alimentos orgânicos e naturais. A cidade conta com uma rica variedade de opções de restaurantes que oferecem comida orgânica, para quem busca aliar gastronomia de qualidade a uma alimentação saudável.
Na capital, tem crescido a compra de verduras e legumes de produção agrofamiliar. Além de apoiar os produtores locais, que produzem sem agrotóxicos, a iniciativa incentiva o consumo de alimentos da estação.
Dica extra: pratique novos esportes!
Para muito além da caminhada, ciclismo, corrida ou esportes tradicionais – como vôlei, basquete ou futebol – Florianópolis também oferece condições ideais para a prática de esportes aquáticos. Que tal se aventurar no surfe ou kite surfe? Algumas praias, como a Praia Mole, Campeche e Matadeiro, são bastante recomendadas para esses esportes.
Para quem prefere estar em meio a muito verde, a dica é se aventurar nas diversas trilhas que a cidade oferece. Uma das mais famosas é a Trilha da Lagoinha do Leste, no sul da ilha, que reúne uma paisagem incrível e termina te levando à preservada Praia da Lagoinha do Leste.
Quer mais dicas para ter um estilo de vida saudável? Siga-me no Facebook e Instagram para receber novidades e conteúdos em primeira mão!