Mesmo reconhecida como especialidade médica no Brasil há mais de 40 anos, ainda há muitas dúvidas sobre como a Homeopatia funciona e quando pode ser adotada. Desenvolvido no século XVIII, o método é utilizado atualmente por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo.
Se você ainda não está nessa estatística, pode ter dúvidas sobre como funciona, quem pode ser tratado ou, ainda, quais os conceitos estão envolvidos na adoção da Homeopatia. Por isso, preparei este artigo com detalhes sobre essa especialidade e como ela pode ajudar no tratamento complementar de diversas doenças, sejam elas agudas ou crônicas.
O que é Homeopatia?
A Homeopatia é uma abordagem clínica cujo objetivo é estimular o sistema imunológico do paciente e restaurar o seu equilíbrio energético. Com isso, consegue tratar sintomas e doenças.
Para chegar a esse resultado, o médico homeopata tem à disposição cerca de três mil medicamentos diferentes. Todos eles têm como base recursos extraídos da natureza — substâncias vegetais, minerais e animais.
Como a Homeopatia funciona?
Ainda existem muitas dúvidas sobre como a Homeopatia funciona. Mas essa compreensão fica mais simples quando se entende os três princípios fundamentais que orientam o tratamento:
- lei dos semelhantes: estabelece que uma doença pode ser tratada por uma substância que reproduz os mesmos sintomas da doença;
- experimentação no homem sadio: orienta que as práticas homeopáticas devem ser testadas em pessoas saudáveis, e nunca em animais. Com isso, é possível encontrar as doses certas que promovem a cura;
- uso de doses infinitesimais: consiste na administração de medicamentos diluídos e dinamizados. Essa técnica permite estimular propriedades latentes e, com isso, incentivar o corpo a curar a si mesmo.
💡 A investigação completa e particularizada do paciente, tornando possível chegar na raiz do problema e tratá-la da forma mais adequada. |
O que difere a Homeopatia de outras especialidades da Medicina convencional?
Para entender melhor como funciona a Homeopatia, é interessante saber que alguns conceitos são tratados de forma diferente pelos profissionais que atuam nessa especialidade. A seguir, explico brevemente os principais deles:
Enfermidade
Para a Homeopatia, a enfermidade é vista como um desequilíbrio da energia vital. Quando há quebra de harmonia, ela se manifesta inicialmente por meio de sintomas funcionais. Se estes não forem tratados, podem evoluir para as doenças.
Cura
A cura não é simplesmente a ausência de doença, mas sim o restabelecimento da saúde na totalidade e a melhora do bem-estar. Assim, sanar os sintomas ou resolver uma doença aguda, por exemplo, não é suficiente para a Homeopatia. É preciso entender qual desordem levou ao desenvolvimento da patologia e como prover o equilíbrio. Aí, sim, podemos falar em cura.
Anamnese
Outro termo interessante é a anamnese homeopática, também chamada de entrevista vitalista, que busca a singularidade da pessoa. Nela, são investigados todos os sintomas, as sensações subjetivas e as queixas. Ao mesmo tempo, é quando posso conhecer mais sobre os hábitos, o histórico familiar, as reações emocionais e outros fatores psicológicos envolvidos no dia a dia de cada paciente.
Leia também: Medicina convencional vs medicina alternativa: entenda as diferenças
Para quais doenças a Homeopatia funciona?
A Homeopatia é considerada uma abordagem tanto preventiva como curativa. Assim, ela pode tornar mais eficientes os resultados de qualquer terapia convencional. Neste sentido, posso afirmar, com base em estudos de casos clínicos, que ela funciona para auxiliar o tratamento de diversos problemas de saúde – sejam eles psicológicos ou fisiológicos.
De forma geral, a Homeopatia funciona para nos devolver o equilíbrio orgânico. Portanto, ela pode ser eficaz para tratar:
- doenças respiratórias;
- problemas metabólicos;
- patologias crônicas, como lúpus e diabetes;
- distúrbios do sistema nervoso;
- ansiedade e depressão, e
- muitos outros problemas ocasionados pela quebra da harmonia orgânica.
Existe contraindicação para o tratamento homeopático?
Em geral, não existem restrições para a adoção da Homeopatia. Ele pode ser uma terapia de cuidados preventivos para pessoas com as mais variadas condições de saúde e em qualquer fase da vida.
No entanto, é importante ter em mente que, para ela ser segura e eficiente, deve ser prescrita e acompanhada por um médico especializado. Essa qualificação garante a capacidade de indicar o medicamento mais adequado para promover a reação homeostática desejada e, com isso, curar as enfermidades.
Ficou interessado por essa abordagem e quer saber mais sobre como a homeopatia funciona e de que forma esse método se encaixa na Medicina Funcional? Então, eu te convido para uma conversa em meu consultório. Agende uma consulta para ter um tratamento feito exclusivamente para você.