O termo “saúde” não significa somente a ausência de afecções e enfermidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Por este motivo, para obter uma vida mais saudável, é fundamental mudar alguns hábitos para equilibrar corpo e mente.
Quando pensados de forma isolada, as chances de o corpo adoecer são maiores. Em contrapartida, se trabalhados em conjunto, a tendência é que a pessoa tenha muito mais qualidade de vida e longevidade.
Nesse artigo, darei algumas dicas para equilibrar corpo e mente. Antes, porém, explicarei um pouco mais por que é tão importante realizar essa mudança de vida.
Ouça este conteúdo:
Qual a importância de equilibrar corpo e mente
Equilíbrio tem relação com entender nossos limites e necessidades e evitar ultrapassá-los para não sobrecarregar o corpo ou a mente e, consequentemente, desencadear as doenças.
O estresse, por exemplo, é uma importante reação para o ser humano. Porém, quando ele ocorre com frequência e de forma intensa, pode gerar diversos prejuízos, como:
- dificuldade de concentração e para tomar decisões;
- perda de confiança;
- prejuízo nos relacionamentos amorosos;
- dores físicas, principalmente nas costas, pescoço e cabeça;
- dificuldade para dormir;
- surgimento de doenças mentais mais graves, como depressão e pânico.
Há hábitos saudáveis que, em excesso, também podem gerar desequilíbrios, como é o caso da suplementação. O consumo excessivo e por um longo período pode acabar prejudicando algum órgão. Um exemplo são os suplementos que possuem em sua composição cafeína, que elevam os batimentos e podem comprometer o funcionamento do coração, a longo prazo.
Como se percebe, equilibrar corpo e mente requer esforço e disciplina, pois envolve mudar o estilo de vida e a maneira de pensar e agir. Apesar de não ser uma tarefa fácil, não é impossível, como você vai conferir abaixo!
Dicas para equilibrar corpo e mente
1. Alimente-se bem
Nossas escolhas alimentares refletem diretamente no corpo e na mente. A dieta deve ser individualizada de acordo com as particularidades de cada paciente, alergias/intolerâncias alimentares, preferências e qualidade nutricional dos alimentos.
2. Mantenha o corpo em movimento
Manter-se ativo é essencial e isso não significa, obrigatoriamente, ficar horas na academia. A dica é optar por subir escadas ao invés de utilizar o elevador e, se morar perto do trabalho, deixar o carro na garagem e ir a pé ou de bicicleta.
3. Durma bem
Noites mal dormidas faz com que a pessoa não descanse suficiente e que suas células não se regenerem, acelerando o processo de envelhecimento. Assim, para equilibrar corpo e mente, é preciso deixar os problemas de lado, relaxar e procurar dormir de 6 a 8 horas por noite.
4. Tenha atitudes positivas
Quem reclama demais, fortalece os erros e as coisas negativas que ocorrem ao seu redor. Com o tempo, a pessoa pode perder a capacidade de apreciar bons momentos, ficando mais propícia a ter depressão.
Por isso, procure ver o lado bom da vida, viva um momento de cada vez e, ao invés de reclamar, procure aceitar ou solucionar o problema.
5. Medite
A meditação é uma prática que desenvolve a consciência e o autoconhecimento e, portanto, é uma ótima aliada para equilibrar corpo e mente.
Dentre seus benefícios, destaca-se:
- promove a concentração;
- auxilia na percepção sobre as sensações físicas e emocionais;
- estimula o bem-estar;
- reduz o estresse.
Para receber mais dicas para equilibrar a sua saúde, siga-me no Facebook e no Instagram.